Relatorios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE INTERVENÇÃO:
Inclusão digital “Navegar para modernizar”

APRESENTAÇÃO

O presente Projeto de intervenção tem como objetivo oportunizar e oferecer para a comunidade idosa às redes de informação, para que possa mudar sua vida e de repensar em seu entorno, bem como participar democraticamente, de modo a influenciar tecnologicamente para uma atuação plena no mundo atual.
A inclusãodigital dispõe o desenvolvimento e a utilização de novas tecnologias da informação e comunicação estão ampliando a distância entre os conectados - com acesso livre e abundante à informação em formato multimídia - e os desconectados. É preciso desenvolver alternativas de inclusão digital que levem a uma inclusão social, ou seja, que forneçam elementos para que as pessoas possam participarplenamente em sociedade. Tendo em vista o envelhecimento populacional, trabalhar com idoso é um desafio relacionado, pois diante dessa realidade, a mudança de paradigmas é inevitável. O interesse em proporcionar a pessoa idosa uma melhor qualidade de vida, tem sido focalizado nas diversas áreas do conhecimento.
Há quem diga que a tecnologia rouba as pessoas do convívio com as outras. Mas alguns pensam quea tecnologia permite justamente o contrário: aproximar as pessoas de outras com as quais não teriam contato diário ou mesmo de pessoas com as quais talvez nunca tivessem chance de fazer contato. Além da interação co pessoas de realidades culturais bastante diversas, parentes que há anos não foi possível contato.

JUSTIFICATIVA
O plano visa possibilitar ao sujeito idoso a abertura de novasoportunidades, a melhoria das relações sociais, através da convivência e da troca de experiências, o aumento da auto-estima e da autoconfiança, o resgate da memória de vida, a melhoria do dinamismo físico e o intercâmbio entre gerações. Que deve dar conta de um duplo desafio; social - preparação dos cidadãos – melhor atendimento às necessidades de aprendizagem dos idosos. Colaborar com a necessidadede sentido para a vida, que todos nós demandamos e que, principalmente na velhice, tal senso de sentido se faz indispensável à saúde integral do idoso para se sentir atualizado no mundo real e virtual.
Criar uma cultura tecnológica de base, que propicie ao sujeito ter uma fluência tecnológica e, que seja produtivo para a sociedade atual, que por muito tempo direcionou ações e atenções à criança eo adolescente. Estamos agora diante da necessidade de incluirmos o idoso no alvo dos nossos interesses, enquanto educadores sociais e membros de uma sociedade. Não temos informação de nenhum trabalho nos padrões de sugerir neste plano, que beneficie esta faixa etária da terceira idade. E como fica a ascensão da saúde do idoso nos dias atuais? De que forma podemos cooperar para um envelhecimentoativo desses sujeitos em ação?
Em réplica a essas perguntas, desenvolvemos este plano, que propõe, através da inserção do idoso, estimulando a promoção humana, facilitar a abertura a novas ocasiões e promover a interação social, que fazem parte da incumbência da unitins. A utilização de tecnologias na vida das pessoas não deve ser apenas ilustrativa, pode ser transformadora: permite acessar umgrande volume de informações, em diferentes formatos e compartilhá-las; propicia interagir com pessoas distantes e acompanhar em tempo real os acontecimentos em diversos locais do planeta.
Assim, nos tempos atuais, precisamos formar cidadãos com novas competências, capazes de gerenciar informações e trabalhar em grupo, começando por este projeto de intervenção. Para discutir e utilizar tecnologiasem situações oportunas. É preciso não apenas conhecê-la, mas vivenciá-las. As pessoas recebem, processam as informações de maneiras diferentes, de acordo com seus estilos próprios de aprendizagem. Ao organizar espaços de aprendizagem, no mundo atual, é necessário considerar os estilos cognitivos dos envolvidos e promover formar distintas de trabalho, com o intuito de motivar e envolver os...
tracking img