Relatorios de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO

Uma vela consiste tipicamente num pavio inserido num combustível sólido, tipicamente parafina. A função do pavio é ser queimado no intuito de produzir fogo, e este, por sua vez, iluminar o ambiente.
A parafina é um derivado do petróleo. Conhecida por sua alta pureza, excelente brilho e odor reduzido. Por suas propriedades de combustível, é a matéria prima essencial na fabricaçãode velas. É comumente encontrada com aparência de cera, sólida branca, sem odor, sem gosto e com ponto de fusão típico entre 58°C e 62°C. É insolúvel em água e não reage com a maioria dos reagentes químicos mais comuns, mas queima rapidamente.

Nesta experiência vamos observar a combustão de uma vela. Por mais simples que pareça, uma vela queimando vai muito além do que podemos ver, é um objetocomplicado e interessante quando observado com cautela e descrição detalhada.
Algumas das perguntas que aparentemente ficaram sem respostas, serão respondidas no experimento a seguir.






































2- OBJETIVO

• Observar o processo de combustão de uma vela;
• Entender na pratica os vários processos de queima de uma vela;
•Responder perguntas que aparentemente ficaram sem respostas.



3- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL


• Uma vela e fósforos, acendeu-se a vela.
• Condição adequada: Nenhuma corrente de ar atinge a vela.

Procedimento 1

• Foi usado, um béquer de 600 mL e duas fitas de papel indicador de cloreto de cobalto. Cobriu-se a vela com o béquer. Com uma fita de papel indicador é testado o material queformou uma fina camada na parede do béquer.
• A segunda fita foi usado apenas como demonstração, ela foi umedecida com água.


Procedimento 2

• Foi usado, dois erlenmeyer de 125 mL, 25 mL de água de cal e uma pipeta. Cobre-se a vela com um dos erlenmeyer, até a vela apagar, acrescenta-se água de cal no recipiente e agita-se a solução. No outro erlenmeyer limpo, coloca-se um pouco da água decal e com auxilio da pipeta assopra-se o liquido e agita-se a solução.


Procedimento 3

• Um pedaço de fio de cobre enrolado em forma de espiral (cachimbo) e fósforos. Coloca-se o tubo de cobre bem próximo a parte inferior e mais escura da chama da vela e aproxima-se o fósforo.
• Repete-se o processo, mas agora na parte superior e mais brilhante da vela.

Procedimento 4

• Um cartão depapel, segura-se o papel horizontalmente e mova-o rapidamente para baixo ate quase tocar o pavio. O manter nessa posição ate aparecer uma mancha na parte superior do papel, mas sem o deixar pegar fogo.



4- RESULTADOS E DISCUSSÃO

Processo de combustão da vela

O fósforo é a energia de ativação da reação.

A parafina em estado sólido aquece e passa para o estado liquido. Os poros o pavioabsorvem-na e ela atinge a chama, nela a parafina quebra suas ligações químicas e formando átomos de carbono e hidrogênio que reagem com o oxigênio proveniente da atmosfera, liberando água e monóxido de carbono no estado gasoso e calor. Por sua vez, o monóxido de carbono liberado, também reage com o oxigênio formando, gás carbônico e liberando calor. ao fim da reação o carbono que ficasobressalente é liberado em forma de monóxido ou fuligem.


Figura 1.0 – Reação da combustão de uma vela.

Quando cobrimos a vela com o béquer, se forma em suas paredes uma camada fina de material. Passamos a tira de papel do indicador de Cloreto e ele muda de cor, ficando rosa. Isso indica a presença de água no recipiente.
Pegando o mesmo papel e pingando uma gota de água, ele também muda de cor,ficando rosa, ou seja, indicando presença de água.
A água que é encontrada no corpo de béquer quando cobrimos a vela, provem da reação da queima da parafina em contato com o oxigênio da atmosfera.

Figura 2.0- Reação de liberação de água da combustão da vela

Essa reação ocorre na parte inferior da chama.
• Portanto fica assim concluído que há liberação de água na combustão da vela.

A...
tracking img