RELATORION DE GELEIA 1

682 palavras 3 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS-IFAL
CAMPUS BATALHA
CURSO TECNICO SUBSEGUENTE EM AGROINDUSTRIA

GARDÊNIA FRANCISCA SILVA DE OLIVEIRA

TECNOLOGIA DE MASSAS E PANIFICAÇÃO PRÁTICA III

BATALHA – ALAGOAS
2015

GARDÊNIA FRANCISCA SILVA DE OLIVEIRA
JOANITA TAINÁ DOS SANTOS MELO

RELATÓRIO
PRODUÇÃO DE BISCOITOS DE NATA E AMANTEIGADO

RELATORIO SOLICITADO PELA PROFESSORA DANIELLE MARTINS LEMOS COMO REQUISITO AVALIATIVO PARA OBTENÇÃO DA NOTA DO 3° MODÚLO.

BATALHA
2015
INTRODUÇÃO
A Legislação Brasileira de Alimentos define as geléias de frutas como “produto obtido pela cocção de frutas inteiras ou em pedaços, polpas ou sucos de frutas, com açúcar e água, e concentrado até a consistência gelatinosa”. (BRASIL, 1998)
As geléias constituem-se uma importante alternativa para o processamento, e aproveitamento de consumo de frutas. A geléia de frutas é um bom exemplo de um produto obtido pela conservação pelo uso de açúcar aliado a tratamento complementar (aquecimento). (BRASIL, 2005)
De acordo com a Resolução Normativa nº. 15 de 1978 do Ministério da Saúde, Geléia de Fruta é o produto preparado com frutas e/ou sucos ou extratos aquosos das mesmas, podendo apresentar frutas inteiras, partes e/ou pedaços sob variadas formas, devendo tais ingredientes ser misturados com açúcares, com ou sem adição de água, pectina, ácidos e outros ingredientes permitidos pelas normas; tal que mistura será convenientemente processada até uma consistência semi-sólida adequada e, finalmente, acondicionada de forma a assegurar sua perfeita conservação. ( BRASIL, 1978) .
Os elementos básicos para a elaboração de uma geléia são: fruta, pectina, ácido, açúcar e água. A qualidade de uma geléia irá depender da qualidade dos elementos utilizados e de sua combinação adequada, assim como da sua ordem de adição durante o processamento. (BRASIL, 1998)
OBJETIVO
Obter a geléia através do maracujá e da amora, observando as transformações ocorridas durante o processo.
MATERIAIS E METODOS

Relacionados