RelatorioFinalPJT 3

3011 palavras 13 páginas
Universidade Federal de São Carlos
Pró-Reitoria de Pesquisa
Coordenadoria de Iniciação Científica e Tecnológica

Título do Projeto de Pesquisa:
Projeto, Modelagem e Simulação de Máquinas Hidráulicas de fluxo

Nome da Aluna:
Elvira Jéssica Pereira Félix
Nome do Curso de Graduação:
Engenharia Mecânica
Nome do Orientador:
Fernando Guimarães Aguiar
Departamento / Centro:
Departamento de Engenharia Mecânica / Centro de Ciências Exatas e Tecnologia

São Carlos / 2014

Resumo do plano inicial
O presente projeto, assim como descrito no plano de trabalho teve por objetivo de iniciar a estudante em atividades fundamentais e inerentes ao processo de desenvolvimento de um projeto de pesquisa de iniciação científica ou tecnológica, tais como a realização de pesquisa bibliográfica e de estudos dirigidos, a aplicação de conhecimentos específicos na solução de problemas e na análise de resultados, e também na redação e comunicação científica. De forma específica, visa propiciar a estudante a oportunidade de desenvolver habilidades e competências relacionadas às atividades de aprendizagem de forma autônoma, modelagem matemática e utilização de recursos computacionais de projeto mecânico e simulação de mecanismos. Neste âmbito foram avaliados processos de projeto, modelagem e simulação de máquinas hidráulicas de fluxo, bem como revisados termos referente a classificação de máquinas hidráulicas, semelhança hidrodinâmica, conceitos de modelagem de tubulações.

1. Introdução
A energia é um insumo fundamental para assegurar o desenvolvimento econômico e social de um país. A racionalização de seu uso apresenta-se como alternativa de baixo custo e de curto prazo de implantação. Em alguns casos, significativas economias podem ser obtidas apenas com mudanças de procedimentos e de hábitos, além de impactar positivamente o meio ambiente.
Segundo Roma (2003), no que se refere ao setor de saneamento básico, os sistemas hidráulico de bombeamento são a base dos sistemas de captação, tratamento

Relacionados