Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TÉCNICAS BÁSICAS DE SOLO

 

1. Introdução
2. Rolamento para frente grupado
3. Parada de dois apoios
 
 
  
1. Introdução:  
O solo é considerado a base de todas outras as provas da Ginástica Artística. Os rolamentos são os primeiros elementos a se aprender, seguidos da parada de dois apoios, estrela,... Mas e os demais? Conhecer os movimentos é o primeiro passo para o professorpoder informar-se sobre qual deles deve ser aprendido primeiro, qual depois, como facilitar sua aprendizagem, etc. Uma das formas de entender o movimento é pela sua descrição técnica, que, é claro, não substituirá nunca uma vivência. A soma das suas experiências é que deverá ser nosso objetivo.
            Portanto, apresentaremos, a seguir, a descrição técnica de alguns elementos, e algumasdeverão ser elaborada por você, estudante.  Não é difícil descrever uma atividade prática: é preciso se ater aos detalhes do movimento, para que, ao ler, uma pessoa que nunca viu o elemento possa visualizá-lo mentalmente com exatidão. Para facilitar a descrição, a utilização dos planos de secção e eixos de movimento (Anatomia) será de grande ajuda.
Após trabalharmos na descrição técnica domovimento, é necessário estabelecer os pontos de maior dificuldade na execução do movimento, e, a partir daí, tentar facilitar sua aprendizagem através de atividades com superfícies facilitadoras, ajudas, e todos os recursos a que possamos lançar mão na criação de atividades pedagógicas (ou educativos), seja pelo método global, analítico ou genético.
  [pic]
Vamos ao primeiro elemento:
 
2.Rolamento para frente grupado:
 
Objetivos formativos de sua aprendizagem: Desenvolver a adaptação e domínio da alternância dinâmica de posições corporais, experimentar a sensação de rolar e recuperar o equilíbrio, promovendo adaptação às rotações.
 
Material: Área plana gramada ou colchões para ginástica, banco sueco, plano inclinado
Descrição técnica de rolamento de frente grupado:  Partindo daposição de pé com pernas unidas, flexionar os joelhos, apoiar as mãos espalmadas no solo à frente do corpo, mãos à largura dos ombros, cotovelos flexionados, dedos voltados para frente, flexionar a cabeça à frente, encostando o queixo no peito e, impulsionando o corpo com as pernas, rolar para frente sobre as costas em posição grupada, mantendo os joelhos unidos e pés em flexão plantar ao saíremdo solo. Ao completar 360 graus de rotação ao redor do eixo transversal do corpo, em deslocamento para frente no plano sagital, finalizar o movimento em apoio sobre os pés, elevando-se á posição de pé (ortostática), com elevação os braços em extensão, e assumindo a postura estendida.
 
Formas de ajuda: em caso de haver apoio do alto da cabeça no solo (e não a nuca) ao rolar, há risco de haveruma torção no pescoço, o que pode ser evitado ajudando-se o executante a manter o queixo junto ao peito, segurando a cabeça pela nuca empurrando-a para baixo, enquanto se conduz a realização do rolamento pela parte posterior da coxa, com a outra mão, no sentido do giro.  
 [pic]
 
Sugestões de atividades individuais e em duplas para a sua aprendizagem:
 
- Sentar-se na borda de um colchão ou nogramado, com as pernas flexionadas, abraçando-as com os dois braços. Mantendo as costas arredondadas, deixar-se cair para trás, mantendo a postura descrita anteriomente, e balançar sobre as costas, tal e qual um “mata-borrão”. Após sucessivos balanços, sentar-se novamente de forma contínua, conforme FIG. 1. Este exercício pode ser feito, dentre outras, com as seguinte variações: 1- terminando naposição de pé, tentando levantar-se sem o auxílio das mãos; 2 - pedir aos alunos que corram livremente e, ao sinal, deitem-se em decúbito dorsal, abracem as pernas e balancem-se algumas vezes sobre as costas arredondadas. Ao segundo sinal, deverão correr novamente.
 
[pic]
FIGURA 1
Fonte: (Gómez, 1989: 161)
 
 [pic]
- Após prepararmos um banco sueco, onde em uma de suas extremidades é...
tracking img