Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE SAÚDE, CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLÓGICAS DO PIAUÍ –NOVAFAPI.ENGENHARIA CIVIL

TRABALHO DE QUÍMICA

SABRYNA KAROLINE

TERESINA
2012

OS AÇOS INOXIDÁVEIS
Os aços inoxidáveis sãoligas de ferro (Fe) e cromo (Cr) com um mínimo de 10,50% de Cr.Outros elementos metálicos também integram estas ligas, mas o Cr é considerado o elemento mais importante porque é o que dá aos açosinoxidáveis uma elevada resistência à corrosão.
Em atmosferas rurais, com baixos índices de contaminação, observa-se uma grande diminuição da velocidade de oxidação nas ligas Fe- Cr na medida em que aumentaa quantidade de Cr presente na mesma (ver figura 1). Com 10,50 % de Cr constata-se que a liga não sofre corrosão atmosférica nessas condições e este é o critério utilizado para sustentar a definiçãodada no início deste texto para os aços inoxidáveis.
Os aços inoxidáveis surgiram de estudos realizados em 1912, tanto na Inglaterra como na Alemanha. O aço estudado na Inglaterra era uma liga Fe-Cr, com cerca de 13% de Cr.
Na Alemanha se tratou de uma liga que, além de Fe e Cr, continha também níquel (Ni).No primeiro caso era um aço inoxidável muito próximo ao que hoje chamamos de 420 e nosegundo outro aço inoxidável bastante parecido com o que hoje conhecemos como 302.
Anteriormente, na primeira metade do século XIX, foram feitas ligas Fe-Cr. Nessa época, o conceito predominanteconsiderava que um material era resistente à corrosão se resistia ao mais popular e conhecido dos ácidos inorgânicos: o ácido sulfúrico. Este fato, aliado a incapacidade das aciarias daquela época dereduzir a quantidade de carbono (C), fizeram abandonar, durante muitos anos, o estudo destas ligas.
VANTAGENS
- Custo baixo, resistência à corrosão moderada e boa conformabilidade.
-Amplamente utilizado,boa resistência à corrosão geral, tenacidade criogênica boa.
-Endurecível pelo tratamento térmico;
-É um material durável, atoxico e reciclável.
-Na indústria de móveis, desponta como a melhor...
tracking img