Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Introdução

Na natureza a energia se encontra distribuída sob diversas formas, tanto energia mecânica, térmica, luminosa e outras formas; no entanto a energia mecânica é a mais conhecida forma de energia e na qual o homem tem mais domínio. A energia mecânica, tal como ela está disponível na natureza é de difícil utilização prática, além de ser uma energia variável no tempo. Então,converte-se a energia mecânica em Energia Elétrica através das Máquinas Elétricas conhecidas como geradores. A energia elétrica possui as vantagens de ser uma energia limpa, de fácil transporte e de fácil manuseio, podendo ser reconvertida em energia térmica, luminosa, eletromagnética, e também em energia mecânica. Quem efetua esta última transformação são as Máquinas Elétricas conhecidas como motores.Num motor elétrico, distinguem-se essencialmente duas peças: o estator, conjunto de elementos fixados à carcaça da máquina, e o rotor, conjunto de elementos fixados em torno do eixo, internamente ao estator.

O rotor é composto de:
• Eixo da Armadura: responsável pela transmissão de energia mecânica para fora do motor, pelo suporte dos elementos internos do rotor e pela fixação ao estator, pormeio de rolamentos e mancais.
• Núcleo da Armadura: composta de lâminas de Fe-Si, isoladas umas das outras, com ranhuras axiais na sua periferia para a colocação dos enrolamentos da armadura.
• Enrolamento da Armadura: São bobinas isoladas entre si e eletricamente ligadas ao comutador.
• Comutador: consiste de um anel com segmentos de cobre isolados entre si, e eletricamente conectados àsbobinas do enrolamento da armadura.

O estator é composto de:
• Carcaça: serve de suporte ao rotor, aos pólos e de fechamento de caminho magnético.
• Enrolamento de campo: são bobinas que geram um campo magnético intenso nos pólos.
• Pólos ou sapatas polares: distribui o fluxo magnético produzido pela bobina de campo.
• Escovas: são barras de carvão e grafite que estão em contato permanente como comutador.

Sabemos que, quando um condutor está imerso num campo magnético, se deslocando com certa velocidade “v” dentro deste campo, sobre ele é induzido uma corrente elétrica. Por isso essa força eletromotriz induzida é chamada de Força-contra eletromotriz induzida – fcem - simbolizada pelas letras Ec.
A equação fundamental do torque nos motores é dado por: T = K.ᴓ.Ia (N.m).
Onde:ᴓ = Fluxo magnético produzido pelos pólos;
Ia = corrente que circula pelas bobinas da armadura;
K = constante construtiva do rotor das máquinas elétricas.

A fcem gerada pelo movimento do motor é dado por: Ec = K.ᴓ.n (V)
Onde:
n = número de rotações por minuto;
K=constante construtiva do campo magnético;

Os motores CC são divididos de acordo com o tipo de conexão entre as bobinas dorotor e do estator. Se forem conectados em série, são chamados de Motor Série. Se for em paralelo, são chamados de Motor Paralelo. Se for misto, são chamados de Motor Misto ou Composto.
Motor CC Série - Neste tipo de motor a corrente que circula pelo campo é o mesmo que circula pela armadura. Como o torque é proporcional ao fluxo magnético, que por sua vez é proporcional à corrente de campo. Otorque apresenta uma relação exponencial com a corrente de armadura. A corrente de armadura é grande na partida, já que Ec é zero, pois não há movimento do rotor. Conclui-se, portanto, que o torque de partida do motor série é muito grande.
Devido a esta característica este motor é utilizado para acionar trens elétricos, metrôs, elevadores, ônibus e automóveis elétricos, etc.. Este motor éconhecido como motor universal por poder funcionar em corrente alternada, porém este tipo de aplicação só é viável economicamente para pequenos motores de fração de CV.
Então, no motor série a vazio, com baixa corrente de armadura, a sua velocidade tende a ser alta, o que é indesejável. Assim, este tipo de motor deve partir com uma carga mecânica acoplada no seu eixo. Também se percebe que este...
tracking img