Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Com base nas informações fornecidas, pede-se que se discuta:

1) No que diz respeito ao Nível de Serviço, quais serão os diferenciais que esta empresa procurará oferecer ao cliente nos seguintes quesitos:


a) Custo Logístico


b) Controle


c) Agilidade


d) Atendimento


e) Rastreabilidade


f) Transporte


Cite e justifique ao menos três diferenciais.Os diferenciais no nível de serviço prestado pela empresa que estão mais em evidência no caso são: controle, agilidade e atendimento.


No quesito controle, podemos verificar que a Danone não quis abrir mão, mesmo procurando uma nova forma de agilizar suas distribuições, foi algo que não deixaram terceirizar. Verifica-se que no caso dos DAD’S eles perderiam muitas informações importantespara a comercialização de seus produtos como quantidade vendida, para quem se vendeu e em que época isso ocorreu. Implantando um sistema de informações junto ao Distribuidor pode-se continuar controlando seus estoques e suas vendas, não perdendo o contato com o cliente final que para a empresa e o fator mais importante, pois mesmo terceirizando suas vendas a qualidade no atendimento continue nomesmo patamar de antes da mudança. Esse controle sobre estoques e vendas eleva o nível de serviço prestado, mostrando que não foi abandonada a idéia de se manter o contato direto com quem mais importa na cadeia de distribuição, o cliente consumidor final dos produtos da marca.


Também no quesito agilidade vê-se algo semelhante, completando a primeira etapa apontada. Com a extensão de seus canaisde distribuição, procurando alcançar todos os públicos possíveis, desde os varejistas até aqueles que estão em suas casas com as vendas porta a porta. A abrangência das vendas mostra que a distribuição poderá ser mais ágil. Estando em muitos locais, atendendo a muitos pontos de vendas sem deixar faltar seus produtos. Com isso se completa o terceiro nível de serviço apontado que é o atendimento.Esse um dos principais em uma cadeia de distribuição tanto direta, como na fase indireta ao passar pelo distribuidor. O atendimento é essencial para que haja fidelização em uma marca, com um atendimento específico para cada área, desde o representante comercial junto aos pequenos varejistas, passando pelo distribuidor para grandes centros urbanos, chegando às vendas porta a porta ao cliente final emsua casa. Busca-se interação com o cliente, almejando um pleno atendimento com controle de produção, estoques e distribuição, agilidade na prestação do serviço, proporcionando ao cliente que ao desejar um produto encontre-o próximo de sua casa





2) Qual seria a melhor maneira de armazenar o estoque de produtos nos RCA’s? Seria um armazém próprio da Danone? Armazém alugado? Explique asrazões de sua escolha.


Observando o caso, percebemos que a Danone procura reduções nos custos lógicos, com base nessa informação podemos dizer que a melhor maneira de armazenagem é um espaço alugado procurando um operador logístico para efetuar esse processo de distribuição. O operador logístico irá se responsabilizar pelos procedimentos de coletas e entregas que serão formuladas pelos RCA’S,agregando valor ao produto e elevando o nível de serviço, deixando a empresa livre para gerenciar outros fatores. Com o armazém alugado, não a necessidade de mais investimentos em estrutura física, equipamentos de movimentação e efetivo humano. Penso que dessa forma a empresa poderá fazer investimentos em outras áreas de maior valor para seus produtos como desenvolvimento tecnológico e marketing.Como foi mencionado na sua reestruturação em dar ênfase aos produtos de maior valor.





3) Sendo observadas situações de sazonalidade, explique os motivos que fazem com que os custos de transporte e movimentação interna se elevem nestes períodos do ano.


Como em determinadas épocas do ano existe um consumo diferenciado para os produtos, a períodos de maior ou de menor consumo. Nos...
tracking img