Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SOCIAL E TECNOLOGICO
FACULDADE ZACARIAS DE GÓES

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

AHIRTON BARRETO SANTOS FILHO

RELATÓRIO
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

JEQUIÉ-BA
2011.
AHIRTON BARRETO SANTOS FILHO

RELATÓRIO
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Relatório apresentado a disciplina Bioquimica, Instituto social e tecnológico, Faculdade Zacarias de Góis, como requisito avaliado.Orientador (a): Prof.ª Danielle Brito

JEQUIÉ-BA
2011.

Sumário

1. Introdução..............................................................................................
2. Objetivos................................................................................................
3.Desenvolvimento...................................................................................
4. Conclusão...............................................................................................
5. Anexos.....................................................................................................
6. Referências Bibliográficas........................................................................



* Introdução.

A boa alimentação éessencial para uma vida saudável, pois é nos alimentos que se encontram os nutrientes necessários ao funcionamento do organismo. Uma alimentação de qualidade é equilibrada e proporciona disposição para o trabalho, lazer e garante a qualidade de vida.
Os nutrientes dos alimentos são utilizados para produção de energia, para o crescimento e reparação dos tecidos que compõe os músculos, ossos e pele.
Arealização de uma dieta adequada em quantidade e qualidade organismo adquire nutriente e energia necessários para o bom desempenho de suas funções e para a manutenção de um bom estado de saúde. A Ciência da alimentação e nutrição tem alcançado um grande avanço, nos últimos anos, oferecendo resultados, através de pesquisas, para uma boa qualidade de vida (FHILIPPI, S. T.; LATTERZA, A. R.; CRUZ, A.T. R., et. al., 1999). Habitualmente, para se definir a caracterização uma alimentação saudável, deve-se falar numa alimentação que tenha percentagens determinadas de nutrientes. Os alimentos são constituídos por combinações variadas de diversos nutrientes. Como não é possível conhecer a exata composição de cada alimento, o melhor é agrupar os diferentes alimentos que apresentam qualidadesnutritivas semelhantes.
Os alimentos se dividem, basicamente, em energéticos (carboidratos e gorduras), formadores (proteínas) e reguladores (fibras e vitaminas) do organismo. "Em geral, o que se recomenda é que a pessoa divida a sua dieta em 55 a 60% de carboidratos, 30% de gorduras (de preferência de origem vegetal) e 15% de proteínas", e 75% de água, essa é a nutrição recomendada.
O reconhecimento deque características da dieta possam exercer influência decisiva sobre o estado de saúde dos indivíduos determinou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelecesse guias alimentares que definissem limites seguros para o consumo de gorduras, colesterol, açúcar, entre outros. (MONDINI, L.; MONTEIRO, C. A., 1994). Maus hábitos alimentares estão associados a diversos prejuízos à saúde, entreeles, a obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, entre outras, cujos índices têm crescido nas últimas décadas como resultado de aumento no consumo de alimentos com alta densidade calórica e redução na atividade física (ALMEIDA, S. S.; NASCIMENTO, P. C.; QUAIOTI, T. C. B., 2002). Além disso, os exercícios físicos, realizados com orientação e a ingestão de uma alimentação adequadasão capazes de melhorar a qualidade de vida induzindo ao organismo modificações biológicas, psicológicas e sócio-culturais (OLIVEIRA, A. P.; SIQUEIRA, H. C. H., 2008).

* Objetivos:

O presente relatório possui objetivos que vinculam uma prática para saudável alimentação, que traz equilíbrio as funções vitais:

* Identificar os grupos alimentares que fazem parte de uma alimentação...
tracking img