Trabalhos feitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 82 (20402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA DE MÁQUINAS
MECÂNICAS

IMPERATRIZ
2012
CONTEÚDOS
*INDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE DEFEITOS EM MÁQUINAS
*INTRUMENTOS DE MEDIDA DE PRESSÃO
*CONHECENDO A NR 13(NORMA REGULAMENTADORA SOBRE VASOS DE PRESSÃO)
*CONHECENDO SISTEMAS DE TROCA DE CALOR

PROF. JHONATA SANTANA

1. INTRODUÇÃO: ANALISE DE FALHAS E TÉCNICAS PREDITIVASNos últimos anos, com a economia cada vez mais globalizada e o mercado mais competitivo, considera-se inadmissível a ocorrência de maquinário parado dentro das indústrias, o que pode significar perca de clientes para a concorrência. Pensando nisso, a atenção com a manutenção e o monitoramento de máquinas rotativas, vem se tornando cada vez mais comum na prevenção de falhas dentro do ambienteindustrial. As técnicas de preventiva vê, para reduzir os gastos em manutenção. Os resultados experimentais demonstram que essa metodologia pode ser aplicada em estratégias de manutenção preditiva na indústria, com o objetivo de aumentar a produtividade e diminuir a ocorrência de paradas por quebra dos equipamentos.
Há duas décadas, a Manutenção era eminentemente corretiva. Ou seja,somente quando um equipamento apresentava uma quebra, substituía-se o componente defeituoso. Foi também nesse período que, no meio acadêmico, houve um aumento do estudo das máquinas. A partir daí, houve um importante crescimento tecnológico industrial, mudando o conceito de Manutenção que agora existe para que não haja manutenção. Ou seja, evita-se ao máximo uma manutenção corretiva não planejada, porcausa dos danos e custos adicionais que ela pode ocasionar.
Com o mercado cada vez mais competitivo, surge a necessidade de ter mais domínio sobre os equipamentos. Deseja-se evitar a perda de produção e o custo elevado da manutenção corretiva em um equipamento, que em alguns casos, chega a ser equivalente ao custo de aquisição de uma nova máquina. Sem contar nos riscos submetidos aos sereshumanos, como ruídos causados por vibrações e acidentes devidos ao mau funcionamento de uma máquina. A Manutenção Preditiva utiliza diversas técnicas para prever quando a peça ou componente de uma máquina estarão próximos do seu limite de vida útil. Há muitas técnicas eficazes na detecção de defeitos e na avaliação do estado de um componente. Quanto mais cedo ocorre essa detecção, mais tem-secontrole sobre a situação da máquina.
As técnicas preditivas têm por objetivo, prevenirem falhas e prolongar a vida útil dos equipamentos. Também permitem, através da análise periódica dos parâmetros da máquina, a indicação da natureza da falha e estabelecer quais são os elementos críticos do sistema. Entre os métodos mais usados estão a termometria, análise de óleos lubrificantes, ultrassom,ferrografia e análise de vibração.
Em diversos tipos de indústria o acompanhamento e a análise de vibração tornaram-se um dos mais importantes métodos de predição. Comparando-se os resultados obtidos a modelos matemáticos de falhas, verificou-se a eficiência dos métodos de análise de vibração através da identificação dos espectros de frequência de cada tipo de defeito.
Análise de vibração e asimulação das condições às quais uma máquina rotativa está submetida. Este tipo de analise proporciona um o estudo do gráfico dos padrões de falhas incipientes, a fim de caracterizá-los antes do aparecimento de um defeito no equipamento monitorado.
O que a manutenção tem a ver com a qualidade total?
Disponibilidade de máquina, aumento da competitividade, aumento da
lucratividade, satisfaçãodos clientes, produtos com defeito zero...
– Não entendi!
Vamos comparar. Imagine que eu seja um fabricante de rolamentos e que
tenha concorrentes no mercado. Pois bem, para que eu venha a manter meus
clientes e conquistar outros, precisarei tirar o máximo rendimento de minhas
máquinas para oferecer rolamentos com defeito zero e preço competitivo.
Deverei, também, estabelecer um...
tracking img