Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB
CENTRO DE EDUCAÇÃO – CE
CURSO DE PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL III - Marco IV

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO



KELLY PRISCILA SILVA DEFARIAS

DUAS ESTRADAS/PB – ABRIL/2011

KELLY PRISCILA SILVA DE FARIAS

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

Relatório de Observação apresentado pela aluna Kelly Priscila Silva de Farias a professora Márcia Paiva de Oliveira da disciplina Estágio Supervisionado em Magistério da Educação Infantil III.

SUMÁRIO

1.Introdução........................................................................................................04
2. Capítulo I – Caracterização da Escola.............................................................05
2.1. Escola Estadual Belmira Arruda Alcoforado..................................................05
3. Capítulo II – Relato da Entrevista com o Docente............................................08
4. Capítulo III – Observações................................................................................
5. Capítulo IV – Comentários e Conclusões..........................................................10
6. Referências........................................................................................................11

1. INTRODUÇÃO

O presente estágio na Educação Infantil tem como objetivo, observar como se desenvolve o ensino em sala deaula, de que maneira a professora conduz a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pela criança. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar.
O referido estágio é de suma importância para o processo de a formação do estudante de Pedagogia e em breve profissional da educação, para que o mesmo sefamiliarize com a prática da sala de aula, conviva com os alunos e professores habituando-se ao ambiente escolar com seus problemas, desafios, dificuldades, e assim busque a partir da experiência vivenciada aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos, estabelecendo, assim, um elo entre a teoria e a prática, como forma de obter uma visão crítica da realidade, para nortear as futuras açõespedagógicas. Barreiro (2006, p. 90) diz que “o estágio é um momento da interação entre teoria e prática.”
Nessa primeira parte do relatório abordaremos a estrutura física do estabelecimento de ensino e uma entrevista feita com a docente da sala observada, será analisado o ambiente onde as crianças freqüentam e o perfil do professor atuante.
Para reger a observação feita e fundamentar o presenterelatório, foram utilizados os seguintes teóricos: Barreiro (2006), PIMENTA (1997) e PIMENTA E LIMA (2010), tendo em vista suas contribuições para aprimorar e construir saberes. E ainda queremos deixar bem claro, que o presente relatório não tem como intuito principal apontar falhas nas metodologias, nem tão pouco nas atribuições das escolas, mas sim, contribuir para o nosso conhecimento do cotidianoescolar e nos fornecer embasamento, que será necessário durante as regências que iremos nos submeter mais adiante.

2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Entre os dias 14 e 15 de abril, foi feita entrevistas com a responsável da respectiva escola, para assim nos fornecer dados acerca da mesma, com o objetivo de possuir além de informações pedagógicas, um suporte técnico - administrativo da instituição deensino.

2.1. Escola Estadual de Ensino Fundamental Belmira Arruda Alcoforado

Localizada em uma rua residencial de nome Nova Descoberta S/N, no Centro da cidade de Sertãozinho-Pb, a escola deu início as suas atividades por ordem do decreto lei 8964 de 12 de Março de 1981, foi fundada por volta do ano de 1950 quando o senhor Adroaldo Arruda Alcoforado, grande fazendeiro da região e...
tracking img