Sistema muscular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Nosso grupo tem por objetivo explicar de forma clara o Sistema Muscular que é capaz de efetuar imensas variedades de movimentos, onde todas essas contrações musculares são controladas e coordenadas pelo cérebro.
Em nosso corpo humano existem uma enorme variedade de músculos, dos mais variados tamanhos e formato, onde cada um tem a sua disposição conforme o seu local de origem ede inserção.
Temos aproximadamente 212 músculos, sendo 112 na região frontal e 100 na região dorsal. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual se divide em muitos ramos para poder controlar todas as células do músculo. Onde as divisões destes ramos terminam em um mecanismo conhecido como placa motora.
Além disso, não podemos esquecer-nos de salientar da importância dos músculos na postura enas dores, pois sabemos que muitas lombalgias ou cervicalgias são provocadas por encurtamento de músculos, sendo necessário com isso que os mesmos estejam em uma posição mínima de comprimento.
Um fato importante é com relação ao encurtamento dos músculos da cadeia posterior e fraqueza dos músculos da cadeia anterior que pode provocar muitas vezes dores e posicionamento inadequado do indivíduo,sendo com isso necessário termos um equilíbrio com relação aos músculos.
As patologias mais comuns desse desequilíbrio são: as lombalgias, cervicalgia, dores no nervo ciático, pubeite, lateralização da patela, entorse de tornozelo, tendinites e outras patologias.

2. Músculos do corpo humano

Os músculos mais importantes que se encontram na face anterior de cada uma das regiões do nosso corposão: na cabeça o frontal, que contrai a pele da testa; temporal, inserto no osso com seu nome, determina com sua contração a elevação do maxilar inferior.
Na face está o orbicular das pálpebras e o orbicular dos lábios, cuja função é fechar as aberturas correspondentes.
No pescoço, além do cutâneo, está o esternocleidomastóideo , que permite inclinar a cabeça para frente e para os lados em que seencontra o músculo.
No tronco, formando o peito, encontramos o grande peitoral, que eleva as costelas; deltóide levanta o braço; o reto maior (é um dos principais músculos que permitem a contração dos abdominais) pode baixar as costelas, flexiona o tórax e comprime as vísceras medias até o púbis.
O oblíquo maior tem funções parecidas às do reto maior e une as oito últimas costelasântero-laterais do abdômen.
Os músculos mais importantes das extremidades superiores são: bíceps branquial, que dobra o antebraço sobre o braço, e o pronador que dirige a mão para dentro (pronação), assim como seu antagônico, o supinador (supinação).
Também existe o supinador longo, cuja função consiste em dirigir a palma da mão para fora, assim como os radiais, que fazem estender a mão, inclinando-a parao radio.
Entre os músculos das extremidades inferiores está o abdutor da coxa, que permite aproximá-la para dentro; o quadríceps crural (é um dos grupos musculares mais importantes e potentes), situado na face anterior da coxa e formado pelo reto anterior, os dois vastos (interno e externo) e outro colocado debaixo, que permite a extensão da perna, e o tibial anterior que, unindo a parte superiorda tíbia ao bordo interior do pé, faz com que este se levante, podendo também flexioná-lo e determinar sua rotação para dentro.
O sartório nos permite cruzar a perna sobre a coxa, e o solhar é um músculo que, ajudando a ação própria dos gêmeos, se encontra debaixo deles.
Os músculos mais importantes que se encontram em cada uma das regiões posteriores do corpo são os seguintes: Na cabeça: ooccipital contrai a pele do couro cabeludo, e o esplênico, que conduz a cabeça para trás, ou melhor, a faz girar em direção ao lado por onde atua.
No pescoço encontramos o trapézio, que se estende no tronco, unindo o omoplata occipital aproximando as omoplatas entre si.
O grande dorsal é outro músculo que vai desde a região lombar até o braço, e se insere, por um lado, nos ossos ilíacos e,...
tracking img