Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ZEÓLITAS – RESUMO

Com a descoberta da stilbita, as zeólitas foram reconhecidas pela primeira vez em 1756 pelo mineralogista sueco Baron Axel Frederick Consted. O termo zeólita (zéo e líthos) vemdo grego e significa pedra que ferve.
Segundo a definição clássica, o termo zeólitas abrange somente aluminossilicatos cristalinos hidratados de estrutura aberta, constituída por tetraedros de SiO4 eAlO4 ligados entre si pelos átomos de oxigênio. A rigor, somente esses materiais podem serchamados de zeólitas; no entanto, é razoável advogar que o uso desse termo seja estendido para designarestruturas análogas contendo também tetraedros de outros elementos (PO4, GaO4, etc.). Zeólitas têm sido utilizadas principalmente como adsorventes para purificação de gases e como trocadores iônicos emdetergentes, mas se mostram extremamente úteis como catalisadores no refino de petróleo, na petroquímica, e na síntese de produtos orgânicoscujas moléculas possuem diâmetro cinético inferior a 10 Å10,11.A estrutura das zeólitas apresenta canais e cavidades interconectadas de dimensões moleculares, nas quais se encontram os íons de compensação, moléculas de água ou outros adsorvatos e sais. Esse tipode estrutura microporosa confere às zeólitas uma superfície interna muito grande, quando comparada à sua superfície externa. A estrutura da zeólita permite a transferência de matéria entre os espaçosintracristalinos, no entanto, essa transferência é limitada pelo diâmetro dos poros das zeólitas. Dessa forma, só podem ingressar ou sair do espaço intracristalino aquelas moléculas cujas dimensõessão inferiores a um certo valor crítico, que varia de uma zeólita a outra.
A estrutura das zeólitas confere às mesmas propriedades degrande importância para os processos industriais, tais como:a) altograu de hidratação;b) baixa densidade e grande volume de vazios quandodesidratada;c) estabilidade da estrutura cristalina, quando desidratada;d) propriedades de troca catiônica;e) canais uniformes...
tracking img