Relatorio vivenciando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN
Programa Universidade à Distância-UNIDIS
Secretaria de Educação à Distância-SEDIS
Disciplina: Vivenciando a Química Ambiental
Polo: Extremoz
Tutor: Josiane

Relatório Aula 1 e 4

Débora Batista
Jean Braz
Juliane de Souza
Marilda Kyara
Talita Andrade

Natal/RN
2012

INTRODUÇÃO

A solubilidade é uma propriedade que defineo quanto de uma substância pode se misturar a outra e é medida considerando a quantidade de soluto e de solvente, levando em consideração as variáveis como: polaridade das moléculas e temperatura. Cada substância possui um limite de solubilidade e quando este é ultrapassado, é possível observar a formação de um acúmulo de soluto que não foi diluído e o mesmo é chamado de precipitado.
Existem trêstipos de soluções: saturadas, insaturadas e supersaturadas. Na solução saturada a quantidade de soluto dissolvida é exatamente igual ao coeficiente da solução em dada temperatura. No caso da insaturada, a quantidade de soluto dissolvido é inferior ao coeficiente de solubilidade em determinada temperatura. A solução onde a quantidade de soluto dissolvido ultrapassa o coeficiente a dada temperaturaé chamada de supersaturada.
A análise sistemática de cátions e ânions é realizada para verificar a solubilidade de cátions e ânions (PRECISA TERMINAR A INTRODUÇÃO FALANDO SOBRE ANALISE DE CÁTIONS E ÂNIONS)

OBJETIVOS
→ Entender como ocorre a solubilidade e precipitação
→ Identificar quais fatores afetam a solubilidade
→ Realizar a análise qualitativa dos reagentes utilizados nosexperimentos
→ Aprender as técnicas de análise de cátions
→ Identificar cátions a partir do teste da chama

Precipitação e Solubilidade
Teste 1
Tabela 1- Materiais

Tabela 2- Reagentes

Tabela 3-Equipamentos

Procedimento:
Enumerou-se 4 tubos de ensaio contendo as soluções dos seguintes cátions: Ag +, Pb+2, Cu+2, e K+. Em seguida foram adicionadas 5 gotas de HCl 6mol/L a cada tubo e estesforam homogeneizados.
* Tubo 1 e 2 formaram um precipitado branco;
* Tubo 3 e 4 não houve alteração.

Tubos com os devidos cátions

Aos tubos que formaram precipitados, adicionou-se 10 gotas de água destilada, estes foram postos em repouso durantes um cinco minutos em seguida eliminou-se os sobrenadantes, os tubos foram levados ao banho-maria por 2minutos, sendo observado que o tubo 1 após aquecido dissolveu o precipitado se tornando incolor, já o tubo 2 não sofre alteração.

Teste 2
Foram adicionadas 10 gotas das soluções dos seguintes cátions: Ag +, Pb+2, Cu+2, e K+ em tubos de ensaio previamente identificados. Em seguida adicionou-se 5 gotas de K2CrO40,5mol/L a cada tubo, estes foram homogeneizados.
* Tubo 1 formação de umprecipitado marrom;
* Tubo 2 formação de precipitado amarelo claro;
* Tubo 3 formação de precipitado marrom;
* Tubo 4 não sofreu alteração.
Aos tubos que formaram precipitados adicionou-se 10 gotas de água destilada, estes foram postos em repouso por cinco minutos, em seguida eliminaram-se os sobrenadantes. Os precipitados foram tratados com HNO3 16 mol/L. Nos tubos 1 e 3 houve a dissoluçãodos precipitados, já o tubo 2 não houve alteração.

Teste 3
Foram adicionadas 10 gotas das soluções dos seguintes cátions: Ag +, Pb+2, Cu+2, e K+ em tubos de ensaio previamente identificados. Em seguida foram postas 5 gotas de NaOH 6mol/L a cada tubo, os mesmo foram homogeneizados.
* Tubo 1 formação de precipitado com grânulos cor de lodo;
* Tubo2 formação de precipitado branco;
*Tubo 3 formação de precipitado azul gelatinoso;
* Tubo 4 não houve alteração.

Aos tubos que formaram precipitados adicionou-se 10 gotas de água destilada, estes foram postos em repouso por cinco minutos, em seguida eliminaram-se os sobrenadantes. Os precipitados foram tarados com 10 gotas de NaOH 6mol/L, tubo 1 não sofreu alteração, tubo 2 ficou incolor, e tubo 3 houve a dissolução do...
tracking img