Hidraulica austuarina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HIDRÁULICA ESTUARINA
Prof. Fernanda Cavalcante Gomes Obras Hidráulicas e Portos II

Região estuarina do Rio João de Tiba – Município Santa Cruz de Cabrália - BA Fonte: Arquivo pessoal Fernanda C. Gomes (2010)

Tipos de Mares
MAR ABERTO – corpo d’água salgada que geralmente se conecta a um oceano. Devido à ocorrência de uma circulação limitada entre os mares e os oceanos que os margeiam,estes corpos de água possuem, frequentemente, características oceanográficas diferentes das dos oceanos.

Os mares possuem dimensões menores e se misturam pouco com os oceanos, permitindo que a drenagem de rios ou a quantidade de água que precipita e evapora afetem as propriedades físico-químicas de suas águas. (Ex. Mar das Antilhas, Mar da China, Mar do Norte)

MAR FECHADO – todo mar que nãopossui nenhuma conexão com os oceanos, sendo, na verdade, um grande lago salgado. (Ex. Mar Morto, Mar de Aral, Mar Cáspio) MARES INTERIORES OU MEDITERRÂNEOS (Semi-aberto ou semi-fechado) – Localizam-se no interior do continente mantendo contato com as águas oceânicas por meio de estreitos ou canais. (Ex. Mar vermelho, Mar Mediterrâneo, Mar Báltico, Mar Negro) OCEANO – corpo de água salgada degrandes dimensões. Possui profundidades superiores a 2000m.

Estuário
O estuário pode ser definido como um corpo d’água costeiro :
-Semi-fechado -Que possui livre conexão com o mar aberto; -Com salinidade ( ‰ ou g/L) mensuravelmente diluída pela água doce oriunda da drenagem hidrográfica; -Com dimensões menores que as dos mares fechados

Na prática, essa definição pode abranger:

-Baíassujeitas a marés;
-Trechos fluviais sujeitos a marés; -Trechos costeiros sujeitos a vazões fluviais;

Os estuários e seu entorno apresentam, normalmente, as seguintes características: -Grande densidade populacional -Áreas portuárias e de navegação

-Áreas de segurança naval
-Abundância de recursos pesqueiros -Áreas de recreação e lazer

Subdivisão das zonas de estuário:

Fonte: ALFREDINI,ARASAKI (2009)

•Zona fluvial: é caracterizada por escoamento unidirecional, sem influência de maré, com salinidades desprezíveis (abaixo de 0,1 g/l). •Zona flúvio-marítima: é caracterizada por estar sob influência da maré, apresentando escoamento de rumo reversível nos trechos mais rumo ao mar; apresentando salinidades inferiores a 1 g/l e extensões dependentes da forma do estuário e damagnitude da maré, podendo atingir de dezenas a centenas de Km.

•Zona de mistura estuarina: Constitui-se no estuário propriamente dito, apresentando influência da maré e escoamento reversível, com as seguintes características: Extensão: trata-se de uma fronteira dinâmica rumo para terra, com salinidade variando de 1 a 35 g/l , estendendo-se até a embocadura ou foz fluvial. Delta de maré vazante:trata-se de um alto fundo de barras arenosas, formadas pelo mecanismo de captura do transporte litorâneo e difusão de correntes exercida pela descarga da embocadura. Delta de maré enchente: trata-se de um alto fundo arenoso produzido pela captura do transporte litorâneo nas correntes de enchente.

Zona de turbidez máxima: trata-se da região com máxima concentração de sedimentos em suspensãodevido à floculação dos sedimentos finos (argila e silte), situando-se aproximadamente no entorno de salinidades de 4 a 8 g/l, isto é dependendo da maré e da vazão de água doce.
Camada limite costeira: é constituída por águas estuarinas sujeitas a correntes de arrebentação e correntes de maré, com pouca mistura de águas oceânicas, apresentando turbidez elevada, sendo sua porção mais avançada aomar denominada pluma.

Classificações dos estuário
São várias as formas de se classificar os estuários, sendo que, neste item serão apresentadas as seguintes classificações: •Oriundas de suas características morfogeológicas e, •Derivadas das estratificação. características de circulação e

Classificação morfogeológica
A classificação morfogeológica (descrição das formas de relevo com base...
tracking img