relatorio visita tecnia mina da passagem1

1669 palavras 7 páginas
1 INTRODUÇÃO
Este relatório consiste em informações geológicas, e mineralógicas coletadas na visita técnica a Mina da Passagem e ao Museu de mineralogia da UFOP (Ouro Preto.)

A visita técnica foi realizada na data 24 de março de 2012 e supervisionada pelos professores Paulo de Tárcio. A mina da passagem esta localizado na cidade de Mariana-MG e o Museu mineralógico na cidade de Ouro Preto-MG.

A área estudada está inserida dentro do Quadrilátero Ferrífero, uma região geologicamente importante pela ocorrência de depósitos minerais de ouro e ferro.

2 Geologia Regional
A Mina da Passagem se localiza dentro da área geológica mais conhecida do Pré-Cambriano Brasileiro, a do Quadrilátero Ferrífero. Espacialmente, a associação Ouro-Ferro nesta região central do Estado de Minas Gerais é uma constante e constitui um fenômeno metalogenético singular. Geográfica e geologicamente, a Mina da Passagem se localiza no extremo sudeste do Quadrilátero Ferrífero.
A área do Quadrilátero Ferrífero, com apenas cerca de 7.200 km2, mostra-se como um "Oásis Geológico", cercado de um ambiente pré-existente, de natureza "vulcanogênica" direta ou indireta, ou por espessas sequências "vulcano-sedimentares" metamorfisadas. No momento o que pode se dizer é que o quadro geológico e estrutural, em cujo contexto se situa a jazida de Passagem, é mais complexo do que de antemão costumava ser apregoado. O que existe sobre ele é um conhecimento que pode ser tido como superficial, empírico e, sobretudo, mal formulado. MAPA GEOLÓGICO DO QUADRILÁTERO FERRÍFERO
3 Geologia local
A Mina da Passagem localiza-se no extremo sudeste do Quadrilátero Ferrífero, entre as Cidades de Ouro Preto e Mariana. Esta região de Minas Gerais é marcada estruturalmente pela presença do Anticlinal de Mariana e a Mina da Passagem localiza-se na charneira dessa estrutura.
Mina possui 409 metros de profundidade e é dividida em níveis espaçados na vertical de cerca de 20 metros. Atualmente a

Relacionados