RELATORIO URINALISE Copia

280 palavras 2 páginas
Universidade Federal do Pará
Instituto de Ciências Biológicas
Faculdade de Biomedicina

Relatório de Urinálise

A urinálise é usada como um recurso de triagem ou de diagnóstico porque detecta anormalidades de substâncias e de células associadas a distúrbios renais ou metabólicos e infecções urinárias. Pode ser pedida também em intervalos, para acompanhar a evolução de um problema antes e após o tratamento.
Neste setor, há a avaliação visual da urina, no qual é analisada a cor da mesma. Cores incomuns podem ser causadas por doenças, medicamentos e alimentos. A urina em geral é transparente, mas pode ficar turva pela presença de cristais, muco ou esperma, que geralmente não indicam doença, ou por contaminantes, como loções ou talcos. Por outro lado, a turvação da urina por leucócitos, hemácias ou bactérias sempre exige investigação.
Para uma análise mais exata, há uma técnica que possibilita o analista clínico saber se há presença de leucócitos, hemácias e outros materiais anormais. A maioria dos laboratórios usa tiras reagentes para o exame químico da urina. São feitas de plástico com pequenos pedaços de papel embebidos em reagentes químicos que mudam de cor quando imersos na urina. Essa alteração é comparada com uma escala de cor fornecida para cada área de reação.
Os testes químicos usados com frequência neste setor em tiras reagentes são densidade, pH, proteínas, glicose, cetonas, hemoglobina (hemácias), esterase de leucócitos, nitritos, bilirrubina e urobilinogênio.
Depois deste teste, a urina é centrifugada e o sedimento é analisado no microscópio. Os mais encontrados no Laboratório de Analises Clinicas foram cristais como oxalato de cálcio, fosfato e urato; células de descamação, hemácias e piócitos. A maioria das amostras analisadas neste laboratório eram normais, sem sinais de infecção.

Relacionados

  • graduação
    87993 palavras | 352 páginas
  • estudante
    443083 palavras | 1773 páginas