Relatorio sobro o museu da lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório sobre a visita ao museu da língua portuguesa estive ao museu para conhecer a origem da língua portuguesa.


O Museu da Língua Portuguesa, localizado na Estação da Luz na cidade SãoPaulo é um espaço cheio de grandes atrações referentes a língua oficial do Brasil, o português. Durante visita realizada no espaço, percebemos que o ambiente é um mundo cheio de grandes registrossobre a nossa cultura.
O museu é divido em 3 andares, sendo todos distintos, onde cada um trata de uma particularidade da escrita da nossa língua. No 1º andar, são localizadas as exposiçõestemporárias, nele é exposto obra e vida de grandes autores brasileiros, porém não foi possível nossa visita, o local estava fechado e sem previsão de abertura, pois ocorreram mudanças na administração doMuseu e não tinha uma data prevista de abertura para as exposições.
No segundo andar encontramos diversos ambientes. Logo no inicio, encontramos uma grande tela, onde é exibido um filme, querelata sobre temas do nosso cotidiano: como o idioma é usado no carnaval, no futebol, dia-a-dia, na religião, etc. Do outro lado, há uma representação da linha do tempo sobre a origem das escritas, desde4000 a. C até os dias atuais, passando pela evolução indo-europeu ao latim vulgar, do latim ao português, abrangendo a expansão marítima portuguesa, o Brasil dos séculos XVI ao XIX, o Brasil dosséculos XIX e XX até os dias atuais. No final da linha do tempo, encontramos um espelho onde você poderíamos nos enxergar, destacar que a língua é o nosso retrato, somos o que falamos.
Ainda nomesmo andar, encontramos no centro, as palavras cruzadas, distribuídas em grandes monitores, que os visitantes poderiam interagir e que disponibilizam informações sobre as influencias de outras culturasno idioma português. Há também o mapa dos falares, fones onde podemos escolher a palavra e o estado, para depois descobrirmos os diferentes sotaques encontrados nas regiões brasileiras, marcas...
tracking img