Relatorio sobre a visita ao museu da resistencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório visita a museu

Este relatório visa descrever a visita ao memorial da resistência realizada pela aluna Larissa de Souza Correia durante odia 10 de julho de 2011 a partir das 13h na estação Pinacota .

O memorial da resistência esta implantado em uma parte do antigo edifício-sede doDepartamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo – Deops/SP.O edifício já sediou a Delegacia de Defesa do Consumidor – Decon, até esta sertransferida para a Secretaria de Estado da Cultura em 1997. Em 1999 foi tombado como patrimônio histórico e desde 2004 é ocupado pela Estação Pinacoteca.Em 2007 o espaço recebeu um projeto de musealização cuja implantação teve inicio em maio de 2008 e foi consolidada em janeiro de 2009, fazendo com que partedo espaço do edifício fosse dedicada a preservação da memória da resistência e opressão que o pais vivera.
O memorial apresenta exposições em homenagema vitimas da ditadura, salas que retratam as péssimas condições de carceragem as quais os prisioneiros eram submetidos, espaços multimídia com informaçõespertinentes ao tema, como cronologia da época, programas de controle a resistência, além de livros censurados na época.
O memorial da resistência é umexcelente projeto museológico, capaz de trazar às gerações mais novas um pouco sobre a violência da época, e ao mesmo tempo é um local cuja visita é estritamenteimportante para qualquer estudante de história por ser um exemplo vivo da importância do museu como ambiente de preservação da memória e de ação educativa
tracking img