Relatorio sobre vazao hidraulica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
No experimento do diafragma verificamos o valor da vazão numa determinada tubulação com o manômetro em U.
Nessa tubulação é feito um orifício com diâmetro compreendido entre30% e 80% em relação a seu diâmetro, sendo que valores inferiores a 30% correspondem a perdas excessivas e superiores a 80% não possuem boa precisão.
A instalação desse orifício deve ser feitoem trechos retilíneos horizontais ou verticais sem qualquer causa perturbadora que venha a interferir nos resultados como derivações, conexões, registros, válvulas, etc.
Com o manômetro instaladopodemos verificar a diferença de altura entre dois trechos e assim efetuar os cálculos correspondentes a vazão real. A seguir verificamos os equipamentos utilizados nesse experimento.
DIAFRAGMA:É um dispositivo de medição de vazão em um conduto forçado, este dispositivo provoca um estreitamento de seção transversal do escoamento de forma brusca.
Vazão teórica (Qt), Vazão Real (Qr) e Númerode Reynolds
Primeiramente calcula-se a vazão teórica e em seguida usando (Qt), calculamos a velocidade(V) através de Q=V.A, em seguida calculamos a viscosidade (ν) através da temperatura e com (V) e(ν), encontramos o número de Reynolds Re=V.D/ ν determinando assim o tipo do escoamento: Laminar (4.000)
Calculamos também a vazão real (Qr) e em seguida o erro usando (Qt) e (Qr), aplicou o erro em(Qr) tendo assim a correção da vazão real (Qr)
1. OBJETIVO:
- Determinar o coeficiente de vazão fornecido pela norma DIN;
- Determinar a vazão real no tubo diafragma;
- Comparar as vazões em termosde erro;
- Tirar conclusões.
2. MATERIAIS:
- Tubo diafragma;
- Quadro de pressões – manômetro;
- Água;
- Termômetro;
-Conjunto motor-bomba
3. FÓRMULAS/ PROCEDIMENTOS
Antes de começarmosfazer os cálculos de vazão, é interessante exemplificarmos de que forma foi montado o sistema para a realização do experimento. Na figura 01 apresentada, temos um modelo de como o experimento foi...
tracking img