Humanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com Morin existem dois modelos de pensamento, um do tipo cartesiano moderno, denominado de simplificador, e o outro conhecido como pensamento complexo. O simplificador orienta-se peloparadigma cartesiano e adota os modelos de acesso ao conhecimento através de uma linhagem de pensamento redutivo e disjuntivo que opera com o método e a lógica indutiva, dedutiva e identitária. Esse tipode pensamento fechado e simplificador é, segundo Morin, a barbárie do pensamento.
Neste sentido, a complexidade das reflexões efetuadas prepara-nos para enfrentar situações atípicas decorrentes noprocesso de ensino como um todo. Por conseguinte, a revolução e mudança dos costumes do ensino atual e vicioso garante uma contribuição para a construção de um grupo importante na determinação dosconhecimentos estratégicos para atingir a excelência de ensino. Morin acredita que o pensamento complexo é aquele que consegue dialogar com a complexidade do universo, com os sentidos inesgotáveis e sempreabertos do real e, por isso é capaz de produzir um conhecimento pertinente. Evidentemente, a hegemonia do modelo cartesiano e simplista estende o alcance e a importância do real aprendizado e por issotalvez seja, de certa forma, o mais, ou melhor, o único implantado.

Para realizar tamanha mudança nos princípios de ensino e aprendizagem é necessário uma reforma de pensamento, para que osreceptores possam captar a complexidade da realidade, a ponto de conhecer os princípios organizadores deste conhecimento complexo e entender suas reais estruturas criando assim o chamado, conhecimentopertinente. O conhecimento pertinente, portanto, é aquele que, em sua gestação e promoção contempla os princípios básicos da complexidade. Existem também três princípios interligados e ligados diretamentea esse pensamento, o princípio hologramático reposiciona o aprendiz em relação aos princípios cartesianos básicos, pois, estes ao privilegiar o princípio da simplificação impedem a ligação de noções...
tracking img