Relatorio sobre steel frame

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMARIO





1 RESUMO 3
3 OBJETIVOS 6
3.1 Gerais 6

3.2 Específicos 6

4 DESENVOLVIMENTO 7
4.1 Descrição do Sistema 7

4.1.1 Estrutura da Edificação 7

4.1.2 Fundação 8

4.1.3 Fechamentos 8

4.1.4 Impermeabilização 9

4.1.5 Revestimentos e Acabamentos 10

4.1.6 Instalações elétricas e hidráulicas 10

4.2 Vantagens do Steel Framing 11

5CONCLUSÃO 13
6 ANEXOS 15
Anexo A - Normas ABNT 15
Anexo B - Reportagem 16
Caixa Econômica Federal constrói primeira agência em steel framing 16
Após inaugurar obra no Distrito Federal, banco planeja a construção de mais 25 unidades com o sistema steel framing 16

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18






1 RESUMO





O Light Steel Framing é um sistema construtivo industrializadoe racional que vem conquistando espaço no mercado da construção civil brasileiro. Este sistema é amplamente utilizado em países como EUA, Japão, Canadá, Argentina, Chile e continente Europeu, devido às diversas vantagens que oferece. Tem como conceito básico o emprego de componentes industrializados na construção civil, aliado a uma metodologia executiva desses componentes que promovem umcontrole do processo do produto final mais apurado, gerando dessa forma mais segurança e menor risco de desvios nos procedimentos tanto a nível de materiais, bem como aos serviços envolvidos durante as etapas da construção. A participação do aço no sistema é significativa, a superestrutura (paredes e estrutura de telhado) da obra em steel framing é composta de perfis leves de aço galvanizado. Os demaiscomponentes do sistema (Elementos de fixação - parafusos e conectores; Fechamentos – chapas de gesso acartonado, chapas cimentícias; Isolantes termo acústicos e impermeáveis – mantas e filmes; Sistemas hidráulicos e elétricos; Revestimentos), integram-se no sistema formando uma cadeia produtiva de produtos industrializados nacionalizados de alto padrão de qualidade na construção civil.
[pic]FIGURA 1. Esquema de uma casa estruturada em Light Stell Frame
2 INTRODUÇÃO




O aço tem sido utilizado através dos tempos, como um material de versátil aplicação, alto desempenho técnico e adaptável às mais severas condições de serviços.
Devido as suas características técnicas e acompanhando a evolução tecnológica, tem substituído outros materiais em vários setoresindustriais. Produzido no parque siderúrgico brasileiro e integrado com outros componentes industrializados, o aço agora, empregado no sistema steel framing, substitui com vantagens técnicas, econômicas e ambientais, materiais como tijolos, madeiras, vigas e pilares de concreto; proporcionando um salto qualitativo no processo produtivo e posicionando a indústria nacional de construção civil de uma formamais competitiva frente a um mercado globalizado.
Em 1998 começou a ser implantado no Brasil, as primeiras construções no processo Steel Framing, dando prosseguimento à necessidade de um produto industrializado e as vantagens intrínsecas desse processo construtivo frente ao sistema tradicional; portanto, podemos considerar que é um produto tecnológico novo no país.
Estrategicamente,os primeiros grandes projetos em Steel Frame tiveram como foco as construções residenciais de médio e alto padrão, para romper conceitos culturais, formar opinião e adequar as possibilidades de financiamento existentes. Outros objetivos importantes no processo de desenvolvimento e sedimentação do sistema no Brasil é atender às construções comerciais, industriais e casas populares.
Este tipode construção não é apenas um modismo, mas uma tendência de modernização da construção civil.
O sistema Light Steel Framing é caracterizado por um esqueleto estrutural leve composto por perfis de aço galvanizado, que trabalham em conjunto para sustentação da construção. Este esqueleto é complementado por revestimentos em placas externas e internas, isolamentos termo-acústico e forros....
tracking img