Relatorio sobre concreto auto-adensavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL

CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL
RESUMO
O concreto auto-adensável (CAA) vem sendo descrito por muitos pesquisadores como uma grande revolução ocorrida na tecnologia do concreto. Ele possui uma excelente fluidez no estado fresco e alta coesão. Tem a capacidade de se moldar às fôrmas, sem vibração, e passar através das armaduras, sem a ocorrência de bloqueio. Foi desenvolvidoem 1986 e é pouco conhecido e utilizado no Brasil, apesar da sua grande vantagem em relação ao concreto convencional.

A presente pesquisa bibliográfica aprofunda os conhecimentos sobre esse tipo de concreto, sua definição, história, propriedades, características,vantagens, desvantagens, considerações entre outras curiosidades.

Palavras-chave: concreto auto-adensável, slump, filler.CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL
INTRODUÇÃO

Apesar de o concreto ser o material de construção mais utilizado no mundo, atualmente não se pode mais considerar apenas o estudo de concretos convencionais (CCV). O mercado e as técnicas construtivas exigem concretos que apresentam características especiais, como os concretos de alta resistência, de alto desempenho, auto-adensáveis, com fibras, com alto teores deadições pozolânicas, entre outros.

Para suprir essa demanda, um avanço na área de tecnologia de concreto tem ocorrido nas ultimas décadas. Dentro desse contexto, foi desenvolvido no Japão,em 1988, o concreto auto-adensável (CAA), que é capaz de se moldar nas fôrmas por conta própria e preencher, sem necessidade nenhuma de vibração ou compactação externa de qualquer natureza, os espaçosdestinados a ele.

O CAA é claramente uma das áreas da tecnologia do concreto que tem o maior potencial de desenvolvimento. O CAA não é apenas um novo tipo de concreto senão uma tecnologia que, quando aplicada corretamente, proporciona propriedades diferentes e, principalmente, novas oportunidades. Com a utilização do CAA, a estrutura deve ser analisada de uma forma integral, em que tanto o processoconstrutivo quanto a concepção arquitetônica possam ser otimizados.

CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O termo concreto auto-adensável identifica uma categoria de concreto que pode
ser moldado em fôrmas preenchendo cada espaço vazio através exclusivamente de seu
peso próprio, não necessitando de qualquer tecnologia de compactação ou vibração
externa.

Um concreto só seráconsiderado auto-adensável, se três propriedades forem
alcançadas: a fluidez, a coesão necessária para que a mistura escoe intacta entre barras
de aço ou habilidade passante, e a resistência à segregação (EFNARC, 2002).
*

CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL
metodologia

A seleção de materiais para produção de CAA não é simples, pois existem cimentos e agregados com grandes variações nas suascomposições e propriedades. A situação é agravada pelo fato de que inúmeros aditivos químicos e adições minerais podem ser utilizados simultaneamente, e não existem regras totalmente objetivas que permitam realizar a escolha dos materiais mais adequados.

Entretanto, existe consenso no meio técnico de que algumas características e propriedades dos materiais constituintes afetam o comportamento dasmisturas, permitindo otimizar as propriedades reológicas, mecânicas e de durabilidade do concreto.

A trabalhabilidade do CAA no estado fresco é essencial para a sua correta aplicação, pois como o adensamento desse concreto independe da ação humana, correções no local não serão possíveis. Assim foram desenvolvidos equipamentos para medir a trabalhabilidade do CAA no estado fresco. Quando o CAAesta sendo produzido em obra, apenas se utilizam equipamentos para confirmar as propriedades reológicas definidas no estudo de dosagem, pois adicionar ou retirar materiais em um caminhão-betoneira, por exemplo, é uma tarefa árdua.

A primeira grande característica desse material é que é extremamente fluido. Mas, ao mesmo tempo, deve ser capaz de carregar grandes partículas de agregado graúdo em...
tracking img