Relatorio sala emergencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS VII
SENHOR DO BONFIM - BAHIA
COLEGIADO DE ENFERMAGEM
DOCENTE: Thaisy Campos DISCENTE: William Cássia Oliveira
|

Relatório de Estágio

Senhor do Bonfim, 2012

INTRODUÇÃO:

A disciplina de Saúde do Adulto II administrada pela Profª. Enf. Thaisy Campos é articulada entre aulas teóricas, práticas e visitas emunidades de referência (Hospital regional Dom Antônio Monteiro) para a referida disciplina. Este relatório apresenta a visita prática dos acadêmicos de Enfermagem do 5° período à Unidade de Emergência no Hospital Dom Antônio Monteiro, no município de Senhor do Bonfim. Na unidade a professora Thaisy mostrou aos acadêmicos a estrutura física do setor, os equipamentos bem como suas respectivas funções,e o papel do enfermeiro no atendimento ao paciente na Emergência.

LOCAL DA VISITA:

Hospital Dom Antônio Monteiro em Senhor do Bonfim-BA
 

DESCRIÇÃO DO LOCAL DA PRÁTICA:

Neste setor pudemos conhecer a estrutura física bem como: recepção, sala de espera, sala vermelha, sala amarela, sala verde e azul. Pudemos observar os equipamentos utilizados numa PCR bem como os demaisequipamentos da sala de emergência:

* Carrinho de emergência;
* Desfibrilador cardíaco;
* DEA (desfiblilador externo automático);
* Eletrocardiógrafo;
* Monitor Cardíaco;
* Materiais para entubação;
* Bombas de infusão;
* Ambu;
* Oxímetro de pulso;
* Medicações

O atendimento adulto dispõe de sala de emergência equipada, sala para pacientes graves, posto deenfermagem, salas para consultas, sala para classificação de risco, medicação, procedimento, sala de imobilização ortopédica bem próxima e sala de expurgo.
A área de apoio administrativo dispõe de recepção, sala de estudo, comunicação e telefonia, coordenação de enfermagem, farmácia, higiene e limpeza, serviço social, internação e controle de atendimento.
O corpo clínico multidisciplinar é compostopor médicos plantonistas, enfermeiras e técnicos de enfermagem devidamente capacitados. Pudemos observar que a equipe que trabalha nessa unidade de emergência são capacitados e treinados para tal.
Com objetivo de priorizar urgência/emergência no atendimento adulto, foi visto o Sistema de Avaliação de Risco, onde a classificação da gravidade é definida por cores. A Avaliação de Risco é realizadapor um enfermeiro, que esclarece ao paciente o objetivo do atendimento terciário referenciado, não o dispensando, para que seja consultado por um profissional médico. No momento da alta médica, conforme a especificidade, o paciente é encaminhado para orientação pelo Serviço Social. As cores são:

Ficha Vermelha: atendimento imediato dos pacientes graves visando afastar o risco imediato de morte,realização de exames diagnósticos e posterior encaminhamento para tratamento clínico, cirúrgico, observação ou alta. Pacientes com quadro de enfarte, dores no peito, politraumatizados etc.
Ficha Amarela: atendimento semi-imediato e que deve ser realizado no máximo em trinta minutos de espera. É classificado como paciente crítico que necessita de cuidados intensivos e permanecerá na UER até o seuencaminhamento para um especialista.
Ficha Verde: atendimento de espera oportuna indicado para pacientes não críticos, para observação ou internação clínica ou cirúrgica.
Ficha Azul: pacientes com quadro simples e prioridade secundária, com tempo de espera indefinido, dependendo do fluxo de pacientes nas outras cores.

EXPLICAÇÕES DO LOCAL EM RELAÇÃO AO SEU FUNCIONAMENTO:

O Serviço deUrgência e Emergência do Hospital Dom Antônio Monteiro atende a população em geral, além da demanda referenciada pelas unidades de saúde dos municípios da microrregião.
O atendimento é priorizado de acordo com a metodologia do “Acolhimento com Classificação de Risco”, isto é, ao chegar ao hospital o paciente é encaminhado primeiro para a classificação de risco. Pacientes trazidos de ambulância...
tracking img