Relatorio padronização de souluções

1831 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Engenharia de Alimentos

Relatório de Química Analítica (Prática 02)

Professor: José Vieira

Feira de Santana - BA
Outubro de 2012

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Engenharia de Alimentos

Relatório de Química Analítica (Prática 02) Professor: José Vieira Relatório apresentado como requisito na aprovação da disciplina de Química Analítica do curso de Engenharia de Alimentos da UEFS, referente a aula prática sobre padronização de soluções.
Orientador: Professor José Vieira.

Feira de Santana - BA
Outubro de 2012 OBJETIVO
Desenvolver habilidades referentes ao preparo e padronização de soluções. Preparar e padronizar soluções de NaOH a 0,1M, e de HCl 0,05 M.

INTRODUÇÃO
Em análise volumétrica, a concentração ou massa da amostra é determinada a partir do volume da solução titulante de concentração conhecida. Qualquer erro na concentração da solução titulante levará a um erro na análise.
O processo da adição da solução padrão até que a reação esteja completa é chamado de TITULAÇÃO. O reagente de concentração exatamente conhecida é chamado de titulante e a substância a ser determinada é chamada titulada. Sabendo-se qual a quantidade da solução padrão necessária para reagir totalmente com a amostra e a reação química envolvida calcula-se a concentração da substância analisada.
O ponto exato onde a reação completa-se é chamado de ponto de equivalência ou ponto final teórico.
Na prática, o término da titulação é percebido por alguma modificação física provocada pela própria solução ou pela adição de um reagente auxiliar, conhecido como indicador. O ponto em que isto ocorre é o ponto final da titulação. Esse é o ponto experimental no qual é sinalizado o final da titulação (final da reação entre o titulante ou titulado).
A determinação da concentração do titulante deve ser realizada, preferencialmente, através do mesmo método que será aplicado na

Relacionados

  • Apostila Projeto Do Produto
    32501 palavras | 131 páginas