Relatorio leite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Neste trabalho prático determinou-se a percentagem de gordura do leite gordo, utilizando o método de Rose-Gotilieb.
Inseriu-se a amostra (leite) na ampola de decantação, misturou-se a amónia, etanol o éter dietílico e o éter de petróleo. Formando assim as duas fases: uma fase aquosa (leite, amónia e o etanol), menos densa e outra fase orgânica (éter dietílico/petróleo).
Todos osconstituintes do leite, à excepção da sua parte lipídica, encontram-se na fase mais densa, tornando possível, então separar a gordura através de decantação e portanto quantificá-la, nesse caso em 3,33%.

Índice

1. Introdução 1
1.1 Leite 3
1.2 Éter 4
1.2.1 Éter Dietílico 4
1.2.2 Éter de Petróleo 4
1.3 Amónia 4
1.4 Etanol 5
1.5 Fundamente do método – Rose-Gottlieb 5
2. ProcedimentoExperimental 6
2.1 Amostra: 6
2.2 Reagentes: 6
2.3 Material: 6
2.4 Procedimento 6
2.5 Diagrama da montagem 8
3. Resultados 9
4. Discussão de resultados 10
5. Conclusão 11
6. Bibliografia 12
Anexo I – Decreto-lei 13

1. Introdução
Esta actividade laboratorial teve como objectivo determinar o teor em matéria gorda de uma amostra de leite gordo.
1.1 Leite
O leite obtido em circunstânciasnaturais, é uma emulsão de cor branca, ligeiramente amarelada, de cor suave e gosto adocicado. É um produto produzido pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos. O melhor leite é obtido higienicamente do animal, e resfriados imediatamente após a ordenha, e entregue ao consumo no prazo mais curto. Sendo o leite um produto muito sensível, absorve os odores do meio onde se encontra posto ao sol,adquire gosto estranho e desagradável o que deve ser evitado. [Behmer , 1987]
A classificação do leite varia consoante o teor de gordura, assim este pode ser classificado em três categorias: magro, meio-gordo e gordo. Para que possa ser comercializado, este tem de conter um teor de matéria gorda consoante os valores estabelecidos no decreto de lei da Portaria nº925-R/87 datado de 4 de Dezembro de1987. (Anexo I).
O leite é uma emulsão estabilizada por substâncias albuminóides, num saco que contem em solução: um açúcar – lactose, matérias proteicas, sais minerais e orgânicos e pequenas quantidades de vários produtos tais como, aminoácidos, ácido cítrico, láctico, acético, vitaminas, enzimas, etc… [Behmer, 1987]
O cálcio e o fósforo são os sais minerais mais significativos no leite,pois um copo de leite meio gordo cerca de 37,5% do cálcio e mais de 25% do fósforo que uma criança/adolescente precisa diariamente. O cálcio e o fósforo são ainda essenciais para fortalecer os ossos e os dentes.
A água também é um dos constituintes do leite, que é um componente essencial para o corpo humano, portanto permite manter estável a temperatura do corpo e eliminar substâncias tóxicas.As gorduras do leite podem classificar-se como saturadas ou insaturadas, apesar dos lípidos serem insolúveis em água e existem compostos orgânicos que os tornam solúveis, por exemplo o éter. Estas são uma fonte de energia muito concentrada, que proporcionam o aquecimento do nosso corpo.
1.2 Éter
O éter é um composto orgânico de forma geral (R-O-R’), resultante da condensação de duas moléculasde álcool com eliminação de uma molécula de água.
Designam-se os éteres pela palavra éter seguida do nome dos grupos ligados ao oxigénio em forma adjectiva, procedidos elo prefixo multiplicativo di, se forem iguais, ou separados pela copulativa e se forem diferentes. [Morrison, 1992]
1.2.1 Éter Dietílico
O éter dietílico (C2H5OC2H5) é um líquido inflamável e pouco solúvel em água, mas solúvelem álcool. É um composto muito perigoso, visto que os seus vapores formam com o ar peróxidos explosivo.
O ponto de ebulição é muito baixo, cerca de 35 º, isto significa que numa sala onde o éter esteja a ser utilizado é necessário o máximo cuidado para evitar qualquer fonte de faísca, pois existe uma grande formação de vapores inflamáveis. [Roger, 1997]
1.2.2 Éter de Petróleo
O éter de...
tracking img