RELATORIO_Ismael

1024 palavras 5 páginas
FUnC – FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO CONTESTADO
CAMPUS CONCÓRDIA

RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA AO ATERRO SANITÁRIO DE CONCÓRDIA-SC

ISMAEL CHIMANKO JACINTO

CONCÓRDIA
2015

ISMAEL CHIMANKO JACINTO

RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA ÀO ATERRO SANITÁRIO DE CONCÓRDIA-SC

Relatório de visita técnica como exigência para obtenção de nota da disciplina de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos. Professora Marina C. de Prá

1. INTRODUÇÃO

No dia 24 de setembro de 2015 nós da 8ª fase do curso de Engenharia ambiental e Sanitária da UnC Campus Concórdia, realizamos uma visita técnica ao Aterro Sanitário de Concórdia. A visita se deu pela importância de uma das principais disciplinas de nosso curso: Tratamento e Disposição final de Resíduos Sólidos.
A contextualização do panorama atual da politica nacional de resíduos sólidos em sala sendo ilustradas as diferentes situações e condições nas quais cada uma das regiões do Brasil está situada quanto ao gerenciamento de RS se deu sendo aguçada a curiosidade dos alunos. Porém tão importante quanto saber como está a situação em nível de Brasil, é preciso saber como está a nossa própria região.
Dessa forma surgiu-se a ideia de visitarmos o Aterro Sanitário, poderíamos então ter noção do fluxograma do processo de geração do resíduo até a chegada ao aterro sanitário, e como se dá o processo no próprio aterro; triagem beneficiamento, e disposição e destinação final.
Resíduos são todas as “coisas” indesejadas geradas na produção ou consumo de bens. Em outras palavras, ninguém quer gerar resíduos. Mas, na prática, a massa de resíduos sólidos gerada pela sociedade industrial é muito superior à massa de produtos consumidos: todos os bens que consumimos ao final da sua vida útil serão resíduos; todo e qualquer processo de mineração, extração ou industrial gera resíduos (RIBEIRO e MORELLI, 2009).
Presentes em todos os estágios das atividades humanas, desde simples restos de animais mortos até baterias de

Relacionados