Relatorio gtd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E INDÚSTRIA

TRANSFORMADORES TRIFÁSICOS

Natal, 14 de Junho de 2010

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN Campus Natal Zona Norte Bruno Palhano da Costa Idelcácio Paulino de Macedo Junior Leandro Alves de Farias

Trabalho produzido paraobtenção de conceito referente ao conteúdo da unidade da disciplina de Máquinas e Automação Elétrica, sob a orientação do Profº. Rafael Prado.

Natal, 14 de Junho de 2010

Introdução O transformador trata-se de um dispositivo de corrente elétrica alternada que opera baseado nos princípios magnéticos das Leis de Faraday e Lenz, no qual é destinado a alterar os parâmetros físicos de tensões,correntes e impedâncias. Sua composição é simples, em que basicamente consiste de 2 bobinas de material condutor, além de um “caminho”, circuito magnético, que “acopla” essas bobinas, cujo “condutor” magnético é constituído de um núcleo de material ferromagnético, como aço, a fim de produzir um caminho de baixa relutância para o fluxo magnético gerado. Geralmente o núcleo de aço dos transformadores élaminado para reduzir a indução de correntes parasitas ou de corrente de Foucault no próprio núcleo, já que essas correntes contribuem para o surgimento de perdas por aquecimento devido ao efeito Joule. Em geral se utiliza aço-silício com o intuito de se aumentar a resistividade e diminuir ainda mais essas correntes parasitas. Existe uma variedade de transformadores com diferentes tipos de circuitosmagnéticos, mas todos operam sobre o mesmo princípio, no entanto, para cada tipo de transformador existe uma aplicação ideal, em que são exploradas nas áreas de circuitos elétricos e eletrônicos, controle e comunicação, para casamento de impedâncias, assim como aplicados em sistemas “de potência”.

Transformadores de Potência Os transformadores de potência visam essencialmente a elevação ouredução da tensão de transporte, distribuição e de consumo em redes de energia elétrica. As vantagens da utilização de transformadores elevadores e redutores de tensão nas redes de transporte e distribuição de energia elétrica são basicamente duas: redução das perdas por efeito Joule, e redução da secção, do peso e do custo das linhas de transporte. A sua utilização se faz necessária a partir de altosvalores de demanda, já que torna-se muito mais viável, nas questões relacionadas com as perdas por efeito de Joule nos enrolamentos e no núcleo (estas últimas associadas às correntes de Foucault); e com o rendimento,assim como naturalmente com os sistemas mecânicos de arrefecimento (a seco, em banho de óleo, forçado ou não, etc.), tanto que, segundo a ABNT 5440, a sua aplicação já é indicada paraalimentação de sistemas a partir de demandas superiores a 15 KVA. Uma segunda classe de aplicações dos transformadores de potência é a conversão do número de fases da tensão. Por exemplo, a montagem criteriosa dos enrolamentos no núcleo permite efetuar as conversões entre redes de transporte trifásicas e de consumo monofásicas ou bifásicas, entre redes trifásicas e hexafásicas ou dodecafásicas,etc. No contexto histórico, a sua utilização começou a ser explorada no final do século XVIII, por volta de 1891. E desde então, forma surgindo diversos tipos de transformadores, para determinadas aplicações, que são os transformadores dos tipos Y-Y, Y-∆, ∆-∆ e ∆-Y, simbologias estas que fazem referência aos tipos de ligações internas(conexões) dos das entradas e saída(primário e secundário) dostransformadores, como mostra a figura 1 abaixo.

Figura 1

Os modos conforme as conexões são acompladas, assim como os seus respectivos funcionamentos, serão abordados a seguir. Funcionamento das conexões e sua linhas, em relação à tensão, corrente e suas respectivas defasagens Como mostrado anteriormente, existem 2 tipos de conexões que nas quais os transformadores podem possuir. Logo, será...
tracking img