Relatorio fisica iii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1 INTRODUÇÃO 2
2 OBJETIVOS 4
3 MATERIAL UTILIZADO 4
4 MATERIAIS AVALIADOS 4
5 METODOLOGIA 4
6 CONCLUSÃO 6
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

1 INTRODUÇÃO

O termo densidade denota, de maneira geral, a relação existente entre uma grandeza e o espaço ou volume associado a ela. Assim, densidade de um gás seria a quantidade de partículas desse gás que ocupa certo volume; edensidade de carga elétrica de um condutor seria o número de cargas que atravessam certa área desse condutor.
A Hidrostática é a parte da Física que se interessa por estudar as propriedades dos fluídos, seja ele líquido ou gás. É importante ressaltar que um fluido é uma substância que pode escoar, não apresenta forma própria e assume a forma de qualquer recipiente em que está contido.
Definimos amassa especifica dessa substância através da razão entre a massa (m) de uma porção compacta e homogênea dessa substância e o volume (V) ocupado por ela.
Onde m é a massa da porção de substância e V é o volume ocupado por ela. A massa específica dos sólidos e líquidos, segundo o Sistema Internacional de Unidades é expressa em quilograma por metro cúbico (kg/m3). A massa específica absoluta é umapropriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma massa específica própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias.
É comum encontrarmos o termo densidade (d) em lugar de massa específica (m). Usa-se "densidade" para representar a razão entre a massa e o volume de objetos sólidos (ocos ou maciços), e "massa específica" para líquidos e substâncias.
Lembre-se de que amassa específica de uma substância (μ) não é necessariamente igual à densidade de um corpo formado totalmente dessa substância. Elas são diferentes quando o corpo não é maciço: se o corpo possui em seu interior espaços vazios, ele ocupa um volume bem maior do que ocuparia se fosse composto.
É importante ter clareza de que a massa específica é definida para uma substância e que a densidade édefinida para um corpo.
A determinação da massa específica de uma substância experimentalmente é muito simples, pois basta calcular a diferença de volume ocasionada quando esta estiver imersa em um líquido. O valor numérico da massa específica e da densidade, para que melhor se possa compreender, é como se determinasse o peso dessa substância. Se a sua massa específica for maior que a do líquido, cujadensidade é tomada como referência, a localização desta substância numa proveta, por exemplo, será abaixo do líquido; sendo menor a massa específica, esta ficará na superfície.
O Princípio de Arquimedes explica que um fluído em equilíbrio age sobre um sólido nele imerso (parcial ou totalmente) com uma força vertical orientada de baixo para cima, denominada empuxo, aplicada no centro de gravidadedo volume de fluído deslocado, cuja intensidade é igual a do peso do volume de fluído. A massa específica de um corpo sólido pode ser definida como, a relação entre a massa de um corpo sólido e a massa de um volume igual de um líquido. A massa específica relativa é característica para cada sólido, e depende basicamente de dois fatores: dos elementos químicos que constituem o corpo sólido,(composição química), e a maneira como estes elementos estão arranjados dentro da estrutura. Se mergulhar no líquido um corpo sólido de forma e volume idênticos aos da porção líquida, não se alteram as condições de equilíbrio para o líquido. Então, as forças hidrostáticas, cuja resultante é o empuxo, continuarão a equilibrar o peso do líquido que agora foi desalojado pelo sólido. Na situação presente, porém,o empuxo estará agindo sobre o sólido, equilibrando o peso. A determinação da densidade pelo Método de Arquimedes envolve unicamente medidas de massa. Em virtude disso, a massa específica pode ser determinada com grande precisão e exatidão, em uma balança analítica. Em princípio, qualquer líquido pode ser empregado para determinação da densidade. A água a ser utilizada nas medidas de massa...
tracking img