Relatorio fisica experimental 09

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ...
DEPARTAMENTO DE ...

RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL
Capacidade Térmica e Calor Específico

[Cidade]
20..
[NOME]

RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL
Capacidade Térmica e Calor Específico

Relatório obrigatório de atividade prática realizada no laboratório [nome lab] da Universidade [...]

Professor: [Nome]

[Cidade]
20...
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
1.1FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3
1.2 OBJETIVOS 5
2 PARTE EXPERIMENTAL 6
2.1 MATERIAIS UTILIZADOS 6
2.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 6
3 RESULTADOS E DISCUSSÕES 8
3.1 PRÉ-LABORATÓRIO 8
3.2 RESULTADOS 9
3.3 ERROS E MEDIDAS 11
4 QUESTIONÁRIO 12
5 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

1.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Termodinâmica é o ramo da física que trata das mudanças naspropriedades de sistemas, que ocorrem quando é realizado trabalho sobre (ou por) eles e energia térmica é adicionada (ou retirada) deles [1]. Um conceito básico empregado em todas as leis da termodinâmica é a temperatura. A ideia cotidiana de temperatura não é de todo certa, ela não satisfaz as exigências necessárias para o estudo da termodinâmica. A definição formal de temperatura depende do conceito deequilíbrio térmico. Diz-se que dois sistemas estão em equilíbrio térmico quando as mudanças térmicas entre eles cessam. Assim, defini-se temperatura como uma quantidade que é a mesma para ambos os sistemas, se eles estão em equilíbrio térmico [2]. Do conceito de equilíbrio térmico tem-se a Lei Zero da Termodinâmica: “Se três ou mais sistemas estiverem em contato térmico entre si,
e se todosestiverem em equilíbrio em conjunto, 
então qualquer dois deles separadamente estão em equilíbrio térmico entre si." [2].
Assim, partindo-se desta lei, pode-se utilizar um terceiro sistema para caracterizar ou calibrar a temperatura dos dois primeiros. Assim a função de um termômetro é medir quantitativamente a temperatura [2] de um sistema e é a Lei Zero da Termodinâmica que rege seu funcionamento.Experimentalmente observa-se que os objetos (ou sistemas) tendem ao equilíbrio térmico com as suas vizinhanças. Tal tendência ao equilíbrio envolve a troca de energia entre os sistemas e suas vizinhanças. O calor é por definição essa energia que é transferida do sistema para sua vizinhança e vice-versa [1]. Formalmente tem-se que “calor é a energia que flui entre um sistema e a sua vizinhançadevido a uma diferença de temperatura entre eles”. [1]. Essas transferências se desenvolvem através de três formas: condução térmica, convecção e radiação [1].
Pelo princípio da conservação de energia, sabe-se que quando energia é perdida em uma reação, ela é transformada em energia de outro tipo [3]. Aplicando-se este princípio a sistemas que podem trocar energia com suas vizinhanças por meiode calor e por trabalho tem-se o a 1ª Lei da Termodinâmica. Pode-se expressar esta lei da seguinte maneira:
| ΔU=Q-W | (1.1) |
onde: ΔU é a variação da energia interna de um sistema, W quantidade de energia associada ao trabalho do sistema sobre a vizinhança e Q representa a quantidade de energia associada ao calor da vizinhança para o sistema [3]. É válido ressaltar que é energia internade um sistema é uma propriedade do sistema e assim ΔU só depende dos estados iniciais e finais do sistema. De um modo geral a primeira lei da termodinâmica afirma que “apesar da quantidade de energia trocada por trabalho e da quantidade de energia trocada por calor entre o sistema e a vizinhança dependerem, cada uma delas, do processo pelo qual o sistema passa de um estado para outro, a diferençaentre elas não depende.” [3].
É possível alterar o estado de um corpo transferindo-se energia para ele ou dele na forma de calor, ou realizando trabalho sobre o corpo. A temperatura de um corpo é uma das suas propriedades que podem variar em um processo conforme o descrito acima [1]. Assim, é possível definir uma relação entre a quantidade de energia transferida para um corpo na forma de calor...
tracking img