Relatorio final

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1-INTRODUÇÃO:
Ao realizar o Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil I, do curso de Licenciatura em Pedagogia, que tem por finalidade uma experiência prática onde é aplicada grande parte dos fundamentos aprendidos ao longo dos períodos, com os princípios teóricos estudados, aliei a teoria à prática, demonstrando assim, o quanto é enriquecedora e importante esta etapa naformação acadêmica e profissional.
O Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil I foi realizado em turmas do maternal e 1º, 2º e 3º Períodos, dos turnos matutino e vespertino, no CMEI Jardim dos Sonhos, localizado à Av. Sete de Setembro-Setor Serrinha e na Escola Mul. Dª Izaura Maria da Silva Oliveira, localizada à Rua Três – Centro, Minaçu-Go.
Esta etapa, com carga horáriade 100 horas, teve início no dia 15 de agosto e terminou no dia 25 de novembro de 2011. O Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil I teve o objetivo de observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática que seja significativa.
Este relatório é composto dadescrição das observações e das experiências vivenciadas no período de OBSERVAÇÃO/PARTICIPAÇÃO E SEMI-REGÊNCIA, em sala de aula, que se baseou nos quatro pilares da educação e também na tendência sócio-interacionista do processo de ensino-aprendizagem.
Encontram-se descritas neste trabalho as observações não só do processo em sala de aula, como também, do ambiente escolar como um todo. Dentro destepressuposto, procurou-se conviver e observar uma forma de direcionar a prática pedagógica como uma ação sustentada em fundamentos que englobam uma linha filosófica de aprendizagem e sua efetividade.

2-DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO

1- LEITURA E ANÁLISE DA PARTE DOCUMENTAL DA ESCOLA-CAMPO, PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS NA ESCOLA-CAMPO, PESQUISA SOBRE AS FUNÇÕES DA COORDENADORAPEDAGÓGICA E DA DIRETORA, DENTRE OUTROS:

1.1- Parte documental:
Construído no início do ano, o Projeto Político Pedagógico se encontra com a direção à disposição dos professores e também da comunidade.
O Plano de Desenvolvimento da Escola é elaborado de forma coletiva, com a orientação dos coordenadores, participação dos professores e da direção.
Quanto ao Regimento,percebe-se que é seguido à risca. Em qualquer decisão a ser tomada, o documento é consultado para que se tenha total segurança.
Na pesquisa com a coordenadora pedagógica e a diretora da Escola-campo, pude perceber a importância dessas profissionais para o desenvolvimento dos trabalhos na unidade escolar.

1.2- Observação e co-participação
Realizei atividades de observação,participação em sala de Educação Infantil no período vespertino onde tudo o que acontece é novidade, principalmente para estagiários assim como eu, que ainda na têm um período onde tudo o que acontece é novidade, principalmente para estagiários que ainda não têm ou possuem pouca experiência em sala de aula. É um momento muito enriquecedor para todas as partes envolvidas, pois, é onde professores,estagiários e alunos estão se encontrando pela primeira vez; então é natural que haja um clima novo, de descoberta ou mesmo, de incertezas e dúvidas que ao longo do Estágio vai se quebrando e quando o trabalho está no ápice do desenvolvimento, é hora de encerrar. A rotina começa com a recepção das pelos seus professores; elas começam a chegar por volta 06h 30min; por volta das 07h30min tomam café damanhã, onde fazem a oração de agradecimento. Às 09h30min é o momento do banho; às 10h30min o almoço e por volta das 11h, o momento do repouso e no período vespertino, às 13h o lanche e agradecimento pelo alimento; depois do lanche vão pra as salas fazer as atividades proposta pelas professoras. Às 15h é horário do banho e às 16h o jantar; após o jantar vão escovar os dentes, retornam para as...
tracking img