Relatorio estagio ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
-1-

FACULDADES COC FACULDADE INTERATIVA COC CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

RELATÓRIO SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

FACULDADES COC FACULDADE INTERATIVA COC CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

RELATÓRIO SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado – II, apresentado à Faculdade Interativa COC, no Curso de Serviço Social, como pré – requisitopara obtenção do título de Bacharel em Serviço Social .

SUMÁRIO

RESUMO..............................................................................................................................03 PALAVRAS- CHAVE ........................................................................................................03 INTRODUÇÃO...................................................................................................................04 DESENVOLVIMENTO.......................................................................................................08 CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................................. 14 REFERÊNCIASBIBLIOGRAFICAS................................................................................. 15

RESUMO

O presente relatório consta o período de Estágio Curricular Supervisionado II, com a supervisão da Assistente Social e coordenadora do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social / Casa da Família Antônio Ferreira Gomes “TONHÃO”, Larissa Stein Rabelo portadora do CRESS 9158, tendo como objetivo esclarecer os serviços, atuações e ações ofertados pela equipe deprofissionais nas áreas referenciadas por esta instituição, sendo elas: recepção e acolhimento, vigilância social, acompanhamento familiar em grupos de convivência, proteção pró-ativa por meio de visitas domiciliares, encaminhamento para avaliações no Cadastro Único (CadÚnico) e do BPC (Beneficio de Prestação Continuada), produção e divulgação de informações oferecendo referência para as famílias, apoionas avaliações e revisão de cadastro de benefícios, podendo ser atendidas até 750 famílias por ano. O Estágio Curricular Supervisionado II deve oportunizar o aluno a conhecer e elaborar diagnóstico da realidade organizacional em que estiver inserido, de maneira a identificar as demandas dos usuários, bem como as possibilidades profissionais. Consiste na continuidade da aproximação com a realidadeprática e deve contemplar permanentemente o exercício de articulação em rede. O relatório visa também esclarecer a importância do Estágio Curricular Supervisionado II na formação do Assistente Social, capacitando o aluno para o exercício do trabalho profissional através de um conjunto de conhecimentos expressos em núcleos de fundamentação constitutivos da formação profissional. O trabalho doAssistente Social prevê a superação de interesses egoísticos, uma relação de troca e de ações coletivas e visando a ética do nosso trabalho.

PALAVRAS CHAVE: Instrumentais do Serviço Social, Direitos e Deveres do Cidadão, vulnerabilidade Social, trabalho em rede, Proteção Social Básica.

-4-

INTRODUÇÃO

A desigualdade social acontece quando a distribuição de renda é feita de forma diferentesendo que a maior parte fica nas mãos de poucos. No Brasil a desigualdade social é uma das maiores do mundo. Por esses acontecimentos existem famílias vulneráveis hoje principalmente na classe de baixa renda, pois a exclusão social os torna cada vez mais supérfluos e incapazes de ter uma vida digna. Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na família devido a uma série de conseqüênciascausadas pela falta de dinheiro sendo: briga entre pais, discussões diárias, falta de estudo, ambiente familiar precário, educação precária, más instalações, alimentação ruim, entre outros. A “assistência social é direito do cidadão e dever do estado, de acordo com a LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais,...
tracking img