Relatorio estagio ed. infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A escola EMEI Juca Rochel José Rocha Chisthi fica localizada no centro de Parelheiros, rua: Gentil S. Rochel, 79. Sendo que a coordenadora pedagogica é a Dra. Wilma Helena Almeida da Silva.
São noves salas, cada uma delas contém aproximadamente trinta alunos, com o total de duas professoras em cada sala, um para a entrada e outra para a saida, gerando o total de 60 funcionarios.A escola trata o educar e cuidar de forma construtiva e com qualidade, onde se faz a interação progressiva entre alunos-professores-funcionarios-pais.
A escola tem um suporte adquado para orientações de estagiarios, deixando todos a disposição para esclarecer dúvidas e entre outros. Fui encaminhada ao pre-2 ultimo estagio da Educação Infantil, junto a professora Angela.RELATORIO
Segundo a Leis de Diretrizes e Basicas da Educação Nacional (LDB 9394/96) o principal objetivo das escolas de educação infantil é proporcionar o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da sociedade (art. 29).
O Referencial CurricularNacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998) complementa que para que haja o real exercício da cidadania as escolas devem estar embasadas nos seguintes princípios:


• O respeito á dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.;
• O direito das crianças a brincar, como forma particular deexpressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
• O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas á expressão, á comunicação, á interação social, ao pensamento, á ética e á estética;
• A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espéciealguma;
• O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.
A estes princípios cabe acrescentar que as crianças têm direito, antes de tudo, de viver experiências prazerosas nas instituições.


A formação e o modo como a professora desenvolve as atividades:
A professora Angela tem magisterio e é formada em pedagogia estaatuando á 6 anos, a professora entrelaça o metodo construtivista junto ao impirista com muita facilidade.
No periodo que estive presente a professora trabalhava a borboleta em todos os sentidos, todas as atividadesera relacionada a mesma as suas facez, cores ela até levou um casulo para sala de aula para eles observarem sua evolução.

Segundo RCNEI
o mundo ondeas crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Desde muito pequenas, pela interação com o meio natural e social no qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas ás suas indagações e questões.

Ela trabalha com jogos de matemática, com dados paraestimular o raciocínio, para que as crianças possam:

• Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios;
• Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
• Comunicar idéias matemáticas,hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.
Dando ênfase aos conteúdos: números e sistema de numeração, grandezas e medidas e espaço e forma.
Também utiliza brincadeira como a forca e jogo da velha, com o objetivo de ampliar o vocabulário,...
tracking img