Relatorio escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de observaçao de escola x


O objetivo deste trabalho é analisar os dados coletados na Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira situada à rua nossa senhora da lapa n° 70, bairro serra dourada em Vazante-MG, é uma entidade mantida pelo estado tendo seu período de funcionamento de manhã e a tarde. A partir dos dados coletados, esta análise será embasada nosseguintes critérios, identificar as teorias curriculares envolvidas na pratica dos docentes, a partir das categorias: função da escola, conhecimentos, relações de poder, organização curricular, postura do professor, aluno, relação professor e aluno, cultura, diversidade e o espaço físico escolar. A escola no momento consta com 250 alunos distribuídos em 11 salas, com número médio de 20 a 30 alunos porsala, trabalha com alunos de 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental, são atendidas crianças pobres e de classe média, no momento atende um cadeirante do 2° ano no período da tarde, a escola possui materiais adaptados para crianças com necessidades especiais, mas não tem um profissional especializado para este atendimento. A escola conta com uma estrutura física que não se adequa a crianças comnecessidades especiais, em si o restante do prédio e de uma boa arquitetura, com espaço amplo, salas arejadas, espaço verde. A escola obtém-se de recursos tecnológicos, biblioteca, material pedagógico e etc.
O quadro de funcionários consta com 01 diretor, 02 coordenadores pedagógicos, 04 auxiliares administrativos, 01 secretária, 20 professores com graduação, 01 cozinheira, 06 auxiliares delimpeza. Na parte financeira, as verbas são destinadas pelo governo federal (FNDE) e outras, a escola recebe os recursos faz a aplicação financeira junto ao banco, daí então se inicia o processo de compras de acordo com o termo de compromisso através da licitação.
O clima emocional e organizacional da escola remete aparentemente uma boa convivência, claro com algumas limitaçõescomo todas as entidades de ensino, a comunicação entre professores e alunos é livre, desde que haja respeito e educação. Os problemas como em toda instituição existem, mas são tratados de frente pelos profissionais. Os professores são muito amigos de seus alunos. Os pais têm passe livre na instituição para debaterem com os profissionais a respeito do ensino e atitudes de seus filhos. As queixas maiscomuns enfrentadas pelos professores são os barulhos na hora do recreio, salário, falta de espaço, falta de apoio da família. A equipe educacional é enaltecida por todos, pelo seu bom trabalho. Todos os alunos dentro da instituição são tratados igualmente sem diferença.
A equipe de apoio da escola trabalha visando o bem estar dos alunos, na alimentação apropriada, higienizaçãoadequada e organização dos ambientes, todos que trabalham ali, gostam do ambiente escolar.
Para os alunos os profissionais da educação os tratam com atenção e carinho, já as relações aluno/aluno sempre existe aqueles conflitos, mas sempre observados de frente pelos profissionais. Na sala e escolhido pela turma um representante para ajudar na comunicação com os professores e direção. Ohistórico familiar dos alunos é observado pelos profissionais, e quase todos os alunos têm um bom relacionamento na família, já os casos excepcionais são encaminhados para uma psicóloga.
O estilo da administração da escola e bastante democrático, atividades e projetos são feitos em conjunto, decisões são tomadas junto com o colegiado e a comunidade escolar. Na atual gestão o que semais enfatiza é a aprendizagem, esporte, disciplina e as avaliações externas.
A partir desses dados fundamento este trabalho segundo as idéias freireanas, nesse sentido serve como orientação para o processo de formação docente no que se refere à reflexão crítica da prática pedagógica que implica em saber dialogar e escutar, que supõe o respeito pelo saber do educando e reconhece a...
tracking img