Relatorio Eletromag Van de Graff

566 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO
O Gerador de Van de Graff foi criado em 1929, pelo físico americano Robert Jemison Van de Graff, com o objetivo de conseguir grandes tensões, que são capazes de realizar a aceleração de partículas eletrizadas para que atinjam grandes velocidades e que ao serem lançadas contra núcleos atômicos sejam capazes de provocar reações nucleares.
O gerador tem capacidade para 200 Kv e funciona a partir da movimentação de um correia, por meio de uma roldana de plástico a partir da rotação de um motor de 1/8 de HP funcionando em 110 ou 220 V. Assim ocorre a eletrização por atrito entre esta correia móvel de 6 cm de largura e uma escova metálica, onde a correia fica eletrizada positivamente. Em seguida, são as cargas são enviadas por meio da correia, até o centro de uma cuba metálica a 45 cm de altura e que possui um diâmetro de 18 cm, logo apos as cargas são distribuídas para toda a superfície da esfera metálica, ficando carregada de cargas elétricas. Por fim, esse grande acúmulo de cargas positivas na superfície ira gerar um amento do potencial.

OBJETIVOS
Com o experimento objetiva-se comprovar a existência de campo elétrico na parte externa do gerador de Van der Graff. Além disso, é objetivo entender, na prática, como é o campo elétrico através da eletrização.

MATERIAIS UTILIZADOS
- Gerador de Von de Graff, que é constituído por:
Um motor,
Dois cilindros,
Um conjunto de correias,
Um conjunto de escovas,
Um terminal de saida, que é uma grande esfera de metal ou de alumínio.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Potencial elétrico- é a propriedade que permite a um corpo atrair ou repelir outros cargas elétricas, ou seja, é a sua capacidade de realizar trabalho. Para se obter o potencial de um corpo energizado em um determinado ponto coloca-se nele uma carga de prova e mede a energia potencial adquirida por ela.O potencial elétrico, será o quociente entre a energia potencial, que é proporcional ao valor da carga, e a mesma. E a unidade adotada no SI é o

Relacionados