Relatorio do livro monge executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O monge e Executivo

Prólogo
O livro relata a história de John Daily, um homem de negócios que trabalhava em uma importante indústria de vidro plano como gerente geral. Casado com Rachel, ele era pai de um casal de filhos. Aparentemente levava uma vida tranquila, mas começou a ter problemas na sua vida pessoal e profissional. Ao ver que sua vida estava desestruturada, com indicação de suaesposa ele decide participar de um retiro em um mosteiro Cristão, onde ele encontrará um ex-executivo de uma das maiores empresas dos Estados Unidos, Leonard Hoffman que estava desaparecido do mundo dos negócios, era frades que passou a ser chamado de irmão Simeão e que iria ministrar as aulas.

As definições

John Daily participado seminário sobre liderança com mais 5 companheiros, Lee umpastor de uma igreja, que era seu companheiro de quarto, Greg um jovem Sargento do exercito, Tereza diretora de uma escola, Kris uma treinadora de um time de basquete, Kim uma enfermeira chefe, todos exerciam o papel de líder de uma forma diferente.
No inicio eles agiram receosos com conceito de Simeão sobre liderança, aos poucos o grupo começou a interagir com definições defendidas pelo monge.Simeão pediu que eles definissem a palavra liderança “habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum”.
Após a definição de liderança Simeão mostrou a diferença entre poder e autoridade. “Poder e a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que apessoa preferisse não fazer”.
“Autoridade é a habilidade de levar as pessoas o fazerem de boa vontade o que você quer, por causa de sua influencia pessoal”.

O velho paradigma

Neste capítulo é discutida a importância de sermos bons ouvintes, pois mostra que interromper as pessoas no meio de uma frase é enviar mensagens negativas.
Resalta que os sentimentos de respeito são essenciais paraque se lidere um determinado grupo e que no inconsciente e nos sonhos existem muitas riquezas. Simeão ainda relembra que não são as coisas materiais que trazem alegria na vida e que os maiores prazeres da vida são totalmente grátis.
Simeão explica que paradigmas são padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida podendo ser valiosos ajudando-nos a evoluir ou podendo derruins se os tornamos como verdade absoluta.
Também é discutido neste capitulo á diferença entre satisfazer vontades e satisfazer necessidades, o líder deve estar sempre mais preocupado com as necessidades do que as vontades. Pessoas diferentes têm necessidades diferentes e por isso o líder precisa ser flexível. Quando as pessoas têm suas necessidades atendidas sente-se incentivadas, valorizadas,tratadas com respeito e auto-realizadas. Então o líder deve incentivar e dar condições para que as pessoas se tornem o melhor que podem ser.

O modelo

No capítulo três fala sobre a importância da opinião contraria, pois nos ajuda a refletir sobre os nossas ações mantendo o equilíbrio.
Também destaca Jesus Cristo como o maior líder de todos os tempos, pois ser líder e servir, é colocar aliderança a serviço e com isso, influenciar pessoas. Outros líderes que não tiverem poder foram citado Gandhi e Martin Luther Kin, mas eles tiveram grandes influencia de seus liderados.
No texto também fala que você colhe o que planta, enfatiza que serviços e sacrifício são ações para realizar as intenções e que se o amor é fundamentado na vontade, a liderança começa com a vontade. O capítulotermina afirmando através da fala de um personagem que a liderança é a identificação e satisfação das necessidades.

O verbo

Simeão fala que existem diferentes definições para amor, dentre eles o ágape, um traduzido pelo comportamento e pela escolha, não o sentimento do amor, nem sempre posso controlar o que sinto a respeito da outra pessoa, mas posso controlar como me comporto em relação às...
tracking img