Relatorio do flme narradores de javé

529 palavras 3 páginas
1. O filme aborda vários temas, entre eles, a formação cultural de um povo; heranças históricas; crenças; valores; oposição entre memória, história, verdade e invenção; importância da oralidade na construção cientifica; dimensão da escrita e da fala; confronto entre o progresso e as tradições do vilarejo.

2. Sim, pois nos traz vários aspectos a serem refletidos, como: a preponderância, em nossa sociedade, da cultura escrita sobre outras formas de registro e qual tem sido o significado disto para comunidades onde a maioria das pessoas não tem acesso à educação formal. Outro aspecto foi a importância, o respeito conferido ao “discurso científico” nos tempos atuais, mesmo numa comunidade como Javé, onde a “ciência” seria algo muito distante dos moradores, virtualmente desconhecido. O contato entre memória coletiva e memória individual, isto é, entre aquilo que uma comunidade compartilha como símbolos de sua identidade, de seu pertencimento mútuo e as formas pelas quais as pessoas se apropriam do material simbólico disponível e reelaboram suas narrativas pessoais segundo interesses e experiências particulares, a questão da multiplicidade de versões narradas pelas personagens, entre outras.

3. Desde o momento que Biá começa a escutar as narrações dos moradores sobre a história da cidade para passar a história oral, sem credibilidade, sem validade para a história “cientifica”, oficial, documental, escrita, para servir como prova da importância da cidade, já pode relacionar com as discussões sobre história que tivemos ao longo da disciplina e do curso.

4. Antigamente a pesquisa não era tão importante como é nos dias de hoje, pois é indispensável na nossa vida. É de extrema importância estarmos sempre pesquisando. Já para os moradores de Javé, porém são praticamente todos moradores analfabetos, onde não há uma importância em relação a pesquisa.

5. Narradores de Javé, um filme que conta uma história fictícia, mas que pode ter acontecido ou acontece em

Relacionados