Relatorio do filme quanto vale ou é por quilo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (851 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE PSICOLOGIA

MARCELA LUZIA SANTOS ALMEIDA

RELÁTORIO DE PSICOLOGIA SOCIAL II

ARACAJU/SE
11 de Abril de 2013
O filme em questão faz uma analogia entre o antigo comércio de escravos ea atual exploração da miséria pelo marketing social, que formam uma solidariedade de fachada. O modo como as cenas são passadas fazem com que possamos traçar uma comparação entre os séculos passados eos dias atuais, onde o governo tenta mascarar o sofrimento da realidade dos indivíduos que moram nas favelas, iludindo a sociedade com festas, shows e promessas que quase nunca são cumpridasprocurando ganhar reconhecimento em cima do sofrimento dos mais necessitados criando propagandas que iludem, quando muitos dos produtos são superfaturados.
Mostra que apesar da escravidão ter sido abolida eque o período em que os negros eram explorados e discriminados acabou, ela ainda encontra-se presente nos dias de hoje onde os que sofrem passaram a ser aqueles que apesar de não serem negros, são osmais necessitados, de dinheiro, de estudo e ate mesmo de atenção e acolhimento de verdade. E que a marginalização é reflexo das dificuldades passadas pelos indivíduos, que sem saber o que fazer parasustentar a sua família, acabam recorrendo a meios nem sempre viáveis de conseguir dinheiro, como na cena em que ao perceber que uma pessoa de dentro da comunidade descobriu que os produtos das ONGssão superfaturados eles contratam um “capanga” para eliminar essa pessoa. Esse “capanga” é sempre alguém da própria comunidade que precisa de dinheiro para sustentar sua família, assim como nos séculospassados onde os “capitães do mato” capturavam escravas fugitivas e devolvia aos seus donos. Demonstra também como eram os costumes e os métodos dominantes no período colonial.
É possível perceberuma forte ligação com a ideologia, que apesar de possuir dois sentidos sendo eles negativos e positivos, no filme os aspectos negativos estão mais presentes. O aspecto negativo da ideologia pode ser...
tracking img