Relatorio de visita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de visita do hospital psiquiátrico SEARA

Já são quase 54 anos de atividades do Hospital Seara em Americana. Fundado em 1963 a instituição criou um lugar para cuidar de doentes, independente da sua condição social, financeira, étnica ou religiosa, dando importância à condição humana das pessoas em busca de cuidados médicos especializados em psiquiatria, para o tratamento detranstornos mentais, alcoolismo e drogas para ambos os sexos.
Há uma sala chamada Ilda Bengardini Rampazzo onde são realizados trabalhos de doutrinas “terapia” com mensagens de paz, amor, todo um trabalho espiritual junto aos pacientes do SEARA.
Ao decorrer dos anos o hospital psiquiátrico houve uma evolução na estrutura física e também no item atendimento, visando atender as necessidades mínimas,priorizando uma melhor qualidade de vida aos pacientes, hoje eles conseguem suprir a demanda de atendimento não só de americana, mas também da região.
A SEARA é um hospital de referencia da DRS7 (Divisão Regional de Saúde de Campinas). La eles contam com o corpo clinico especializado para tratamentos específicos de cada doenças.
Os atendimentos Psicológicos são realizados de forma individual e tambémem grupo visando acompanhar a evolução da saúde mental de todos neste campo de atuação o hospital psiquiátrico SEARA esta aplicando programas alternativos como o núcleo de educação continuada, psicoterapia, sonoterapia entre outros programas de auxilio. E há pouco tempo realiza sessões de acupuntura e eletro-sonoterapia.
O SEARA esta sempre aberto e conta muito com a colaboração de grupos deoutras entidades para entretenimento dos pacientes que ajuda e muito na recuperação e nos tratamentos para melhoria da saúde.
As atividades vão além dos portões, participando dos eventos das comunidades com o objetivo de arrecadar fundos que ajuda a formar o caixa que ajuda a cobrir as despesas da instituição.
O SEARA em todos esses anos foi uma das entidades filantrópicas que muito ajudou acomunidade no atendimento da saúde de todas as pessoas, e como também no apoio as famílias e se tratando de um grave problema de saúde publica que são as doenças mentais
O transtorno mental é visto ainda com preconceito pela sociedade palavras como Louco, maluco, psicopata, retardado são vulgarmente usadas no cotidiano.
A doença mental é tratada lá fora com muito preconceito, descriminação com odoente mental, e hoje trabalham muito para a integração desse ser humano na sociedade, para que a sociedade saiba o que é o doente mental que é um ser humano comum que tem algumas dificuldades, e algumas restrições o hospital luta para que as pessoas possam ver com outros olhos estas dificuldades, para que saibam que a doença mental não é uma doença contagiosa.
A instituição hoje abriga mais de 350pacientes, com atividades diversas os pacientes têm visíveis melhoras, esta é a prova que seres humanos tratados com dignidade e respeitados como tal obtêm resultados mais rápidos e eficientes, do que aqueles que são apenas medicados.
O que ajuda bastante na evolução da melhora do paciente é o trabalho voluntario que lá é muito carente, e ai que entra a questão de preconceito, porque em umhospital comum tem grupos de palhaços trazendo alegria? E em um hospital psiquiátrico cheio de pessoas procurando um abraço, ou um simples sorriso não tem. Precisamos ajudar o próximo com esse tipo de trabalho e o Hospital Psiquiátrico Seara é carente desse tipo de visita, desse tipo de auxilio.
Ajudar o próximo é também ajudar a si mesmo, é qualidade de vida você poder ajudar as pessoas, isso faz bempara alma, para a mente, a ação voluntaria é uma ação nobre que podemos realizar com o próximo, além de muito importante é indispensável hoje em dia.
A partir do momento que as pessoas entender que o transtorno mental nada mais é que uma alteração do funcionamento da mente que prejudica a qualidade de vida de quem sofre, o medo e o preconceito dão lugar a ajuda e a compreensão.
A experiência...
tracking img