Relatorio de visita tecnica edificio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DO CEARÁ
UNIDADE DE ENSINO DESCENTRALIZADA DO JUAZEIRO DO NORTE
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CIVIL
DISCIPLINA: PRÁTICAS DE ÓBRAS
PROFESSOR: ALÉX




















RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA











Maria Soares Vieira
Paulo Roberto deAlmeida Lima




























JUAZEIRO DO NORTE – CE
DEZEMBRO DE 2007
MARIA SOARES VIEIRA
PAULO ROBERTO DE ALMEIDA LIMA

























RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA










Trabalho apresentado à disciplina de Práticas de Obras, do 6° período do curso superior de Tecnologiaem Produção Civil, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará, UnED – Juazeiro do Norte, ministrada pelo profº.: Alex, para obtenção de nota parcial.












JUAZEIRO DO NORTE – CE
DEZEMBRO DE 2007

TRANSNORDESTINA

Esta obra tem o objetivo de interligar vários estados do Nordeste facilitando a escoação da produção, principalmente decereais, do interior para os portos localizados nas capitais litorâneas. Considerada a maior obra ferroviária em execução do mundo, a Transnordestina encontra-se em fase inicial, onde está sendo trabalhado o trecho que liga as cidades de Missão Velha, no Ceará, e Salgueiro, em Pernambuco. Este trecho é denominado Lote 03 e tem extensão total de 353,2 Km. Atualmente há frentes de trabalho em MissãoVelha e Brejo Santo.
A obra consiste em terraplenar a base onde posteriormente serão apoiados os dormentes e os trilhos para a passagem do trem. Por razões técnicas e devido ao peso dos vagões carregados, a plataforma não pode possuir desníveis muito acentuados, o que dificultaria o deslocamento das máquinas ferroviárias. Por este motivo é necessário executar aterros com mais de 14m de altura emuitas vezes é preciso cortar montanhas ao meio para que o a terraplenagem possa prosseguir, e assim os caimentos sejam menores. Para que possa receber as cargas do peso dos trens sem que haja recalques ou qualquer outro tipo de deslocamento, é preciso que todo o material seja compactado.

O que é Compactação?

É tecnicamente definido, como o processo mecânico de se aumentar a resistência e aestabilidade de um material ou misturas diversas, pelo aumento de sua densidade.
A idéia básica de compactação é produzir uma suficiente resistência e estrutura, para que o material compactado possa suportar além do seu próprio peso, as cargas que nele serão aplicado, além da resistência da ação de fatores climáticos. Há pouco tempo atrás, a compactação não era considerada como um dos fatoresprincipais na terraplenagem e construções, por isto, estradas e caminhos deterioram-se rapidamente, represas rompiam, edifícios trincavam, etc.
Hoje em dia, quase não se repete isso grassas a:

• Maior atenção dada aos métodos de compactação;
• Evolução e melhoria dos equipamentos;
• Melhor aplicação dos recursos tecnológicos para a compactação.

Atualmente, osproblemas são outros tais como prazos de entrega muito restritos, especificações mais exigentes, criando dificuldades na execução de muitas obras. O problema não é somente como efetuar a compactação, mas também como efetua-la de maneira rápida e econômica, tendo em vista o fato de que:


• As condições do material trabalhado se alteram rapidamente;
• O andamento normal dosserviços depende da liberação de determinado trecho “devidamente compactado”.

Para que as exigências de prazo e qualidade de compactação sejam compridas, é necessário o mínimo conhecimento das características dos materiais em uso, e da correta SELEÇÃO e APLICAÇÃO dos compactadores em cada tipo de material ou etapa de serviço. Considera-se que o adensamento de um material possa ocorrer de forma...
tracking img