relatorio de quimica

Páginas: 7 (1665 palavras) Publicado: 7 de maio de 2014
12. Trabalho Experimental
Corrosão II - Corrosão Galvânica e Aeração Diferencial

12.1 Introdução

As diversas variáveis usualmente presentes no fenômeno da corrosão modificam o curso e a extensão das reações eletroquímicas, resultando os diferentes tipos de ataque, que dão origem a diferentes tipos de corrosão. Os mecanismos da corrosão eletroquímica estão associados ao fluxo de correnteelétrica entre as áreas catódicas e anódicas. A reação anódica está sempre associada com dissolução do metal e a formação dos íons correspondentes; a reação catódica pode envolver dois processos diferentes, dependendo da natureza do meio corrosivo: desprendimento de hidrogênio (meio ácido) e absorção do oxigênio(meio neutro ou básico).
A corrosão galvânica ocorre quando dois metais diferentessão postos em contato um com outro e expostos a um eletrólito. O metal menos nobre será o ânodo e por isso se dissolverá enquanto o mais nobre agirá como cátodo. Dependendo da natureza do meio corrosivo, as reações catódicas podem ocorrer pelos processos de desprendimento de hidrogênio ou absorção de oxigênio.
A corrosão por aeração diferencial ocorre quando um material metálico é imerso em regiõesdiferentemente aeradas, sendo o ânodo a área menos aerada e o cátodo a mais aerada.

12.2 Corrosão galvânica

A corrosão galvânica ocorre freqüentemente quando se tem um metal colocado em uma solução contendo íons, facilmente redutíveis, de um metal que seja catódico em relação ao primeiro. Assim, tubulações de alumínio em presença de sais, por exemplo, de Cu2+ e Hg2+, sofrem corrosãolocalizada, produzindo pites. Isto ocorre porque o alumínio reduz os íons Cu2+ ou Hg2+ para os metais respectivos, sofrendo consequentemente oxidação.

Além desse ataque inicial o metal formado se deposita sobre a superfície de alumínio e cria uma série de micropilhas galvânicas, nas quais o alumínio funciona como ânodo, sofrendo corrosão acentuada. Casos envolvendo este mecanismo são observados em:Tocadores ou permutadores de calor, com feixe de tubos de alumínio; a presença de pequenas concentrações de Cu2+ na água de refrigeração ocasiona, em pouco tempo, perfurações nos tubos;
Tabela 1 – Corrosão de ferro acoplado a outros metais
Segundo metal
Corrosão em miligramas

Ferro
Segundo metal
Magnésio
0,0
3104,3
Zinco
0,4
6880
Cádmio
0,4
307,9
Alumínio
9,8
105,9
Antimônio153,1
13,8
Tungstênio
176,0
5,2
Chumbo
183,2
3,6
Estanho
171,1
2,5
Níquel
181,1
0,2
Cobre
183,1
0,0

Tubos de caldeiras onde ocorre, em alguns casos, depósitos de cobre ou óxido de cobre. Isto porque a água de alimentação da caldeira pode conter íons cobre, cobre metálico ou suas ligas;
Tanques de aço carbono onde aço galvanizado. A corrosão galvânica é ocasionada pelapresença de cobre ou compostos originados pela ação corrosiva ou erosiva da água sobre a tubulação de cobre que alimenta o tanque. Por isso deve-se evitar, sempre que possível, que um fluido circule por um material metálico catódico antes de circular por um que lhe seja anódico.

12.3 Corrosão por aeração diferencial

O tipo mais importante de célula de concentração é a aeração diferencial, queocorre quando uma parte do metal é exposta a diferentes concentrações de ar ou é imersa em regiões do eletrólito diferentemente aerados(ou com outros gases dissolvidos); isto provoca um diferença de potencial entre as partes diferentemente aeradas. É um fato experimental que áreas de uma superfície metálica onde a concentração de oxigênio é alta, são catódicas.
Este tipo de corrosão é o que ocorre na“linha d’água das partes metálicas parcialmente imersa em uma solução. Se se mergulha uma peça de metal, zinco, por exemplo, em uma solução diluída de um eletrólito qualquer, e a solução não é agitada, as partes acima e adjacentes a linha d’água são mais fortemente aeradas devido a facilidade de acesso do oxigênio a estas áreas, que portanto, tornar-se-ão catódicas. Na parte imersa a maior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica relatorio reacoes quimicas
  • Relatorio de quimica
  • Relatório química
  • Relatório de quimica reações quimicas
  • Relatório de quimica
  • Relatório de quimica
  • Relatorio Quimica
  • relatorio quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!