Relatorio de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1 O OXIGÊNIO
O oxigênio é o elemento mais abundante de todos os elementos. Ele existe na forma livre, como moléculas de O2, perfazendo 20,9% em volume e 23% em peso na atmosfera. O oxigênio constitui 46,6% em peso da crosta terrestre, sendo o principal constituinte dos silicatos minerais. Compostos oxigenados: A combinação do oxigênio com outros elementos formaóxidos, cuja reação com a água produz oxiácidos e bases. A reação espontânea de qualquer substância com o oxigênio é denominada oxidação (termo que também designa qualquer processo na qual uma substância perde elétrons). Quando a reação é imediata e produz calor e luz, chama-se combustão.
O oxigênio é um gás solúvel na água, incolor, inodoro e insípido. É o comburente de maior atividade. É utilizadopara queimar os combustíveis no maçarico. Sob condições normais de temperatura, o oxigênio é apenas levemente reativo, mas em temperaturas mais elevadas ele se torna extremamente reativo. Consequentemente, muitos elementos e compostos que reagem à temperatura ambiente com o oxigênio, lentamente, reagem vigorosamente à temperaturas elevadas. A temperaturas apropriadas, o oxigênio é capaz de formarcompostos pela reação direta com aproximadamente todos os outros elementos.
O oxigênio pode ser obtido em laboratório pela decomposição térmica de compostos oxigenados, tais como óxidos e sais de oxiácidos; pela ação do ácido sulfúrico sobre o bióxido de manganês, dicromato de potássio, permanganato de potássio ou outros sais ricos em oxigênio. Também é obtido, ao mesmo tempo em que o hidrogênio, naeletrólise da água.
1.1.2 COMPOSTO DE OXIGÊNIO
PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO
O peróxido de hidrogênio que, em solução aquosa, é conhecido comercialmente como água oxigenada, é um líquido claro de fórmula química H2O2. Trata-se de um líquido viscoso e apresenta propriedades oxidantes e redutoras. O peróxido de hidrogênio é encontrado em concentrações baixas (3-9%). É incolor à temperatura ambiente eapresenta característico sabor amargo. Quantidades pequenas de peróxido de hidrogênio gasoso ocorrem naturalmente no ar. Ele é instável embora não seja inflamável, é poderoso agente oxidante que pode sofrer combustão espontânea em contato com matéria orgânica ou alguns metais como o cobre ou o bronze.
1.2 O ENXOFRE

O enxofre (do latimsulphur) é um elemento químico de símbolo S , número atômico16 (16 prótons e 16 elétrons) e de massa atómica 32 u. À temperatura ambiente, o enxofre encontra-se no estado sólido.
É um não-metal insípido e inodoro, facilmente reconhecido na forma de cristais amarelos que ocorrem em diversos minerais de sulfito e sulfato, ou mesmo em sua forma pura (especialmente em regiões vulcânicas). O enxofre é um elemento químico essencial para todos os organismosvivos, sendo constituinte importante de muitos aminoácidos. É utilizado em fertilizantes, além de ser constituinte da pólvora, de medicamentos laxantes, de palitos de fósforos e de inseticidas.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

Este não-metal tem uma coloração amarela, mole, frágil, leve, desprende um odor característico de ovo podre ao misturar-se com o hidrogênio, e arde com chama azulada formandodióxido de enxofre. É insolúvel em água, parcialmente solúvel em álcool etílico, porém se dissolve em dissulfeto de carbono. É multivalente e apresenta como estados de oxidação mais comuns os valores -2, +2, +4 e +6.
Em todos os estados, sólido, líquido e gasoso apresenta formas alotrópicas cujas relações não são completamente conhecidas. As estruturas cristalinas mais comuns são o octaedroortorrômbico (enxofre α) e o prisma monoclínico (enxofre β) sendo a temperatura de transição de 95,5 °C; em ambos os casos o enxofre se encontra formando moléculas S8 na forma de anel. As diferentes disposições destas moléculas é que produzem as diferentes estruturas cristalinas. À temperatura ambiente, a transformação de enxofre monoclínico em ortorrômbico, mais estável, é muito lenta.
Ao fundir-se...
tracking img