Relatorio de propriedades oxidantes e redutoras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1220 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: As propriedades oxidantes e redutoras das moléculas são vistas a todo o momento em nossa vida e desempenha um papel importante para as pessoas. A respiração, a fotossíntese, o apodrecimento das frutas e a ferrugem são as mais comuns. O processo químico de oxidação consiste na perda de elétrons de uma substância e o ganho em outra substância é denominado redução. Os processos ocorremsimultaneamente e possui um universo abrangente.
Palavras-chave: oxidação, redução, processos.
1. INTRODUÇÃO
O termo força redutora refere-se à tendência que um elemento possui em sofrer oxidação, cedendo elétrons, provocando a redução em outra espécie química. Força oxidante é a tendência que um elemento possui em sofrer redução, recebendo desta maneira, elétrons e provocando a oxidação emoutro elemento químico.
Essas transformações envolvem a transferência de elétrons, e ocorrem simultaneamente. Os metais possuem característica em ceder elétrons, caracterizando-os em sua maioria, como agentes de força redutora, eles possuem boa condutividade elétrica e de calor, geralmente representada por uma coloração prateada ou amarela, além de possuírem um elevado ponto de fusão e deebulição e elevada dureza.

Fig.(1) – Reação de Oxi-Redução

Cada átomo de metal exerce uma pequena força de atração nos elétrons mais externos, camada de valência, possibilitando-os de fluírem livremente, possibilitando a formação de íons positivos ou (cátions) e a formação das ligações iônicas com não metais. Os ametais possuem energia de ionização e afinidades eletrônicas elevadas. Ao receberemelétrons, caracteriza-se, em sua maioria, como de força oxidante.
A oxidação pode ocorrer de três maneiras: quando se adiciona oxigênio a substância, quando a substância perde hidrogênio ou quando perde elétrons. Enquanto a redução é oposta a este processo, se caracterizando de três maneiras: quando a substância perde oxigênio, quando ganha hidrogênio ou quando ganha elétrons.
Este experimento temcomo objetivo, explicar como ocorrem estas reações em alguns elementos químicos e quais mudanças ocorre durante o processo de oxidação e redução.

Fig.(2) – Reação de Oxi-Redução
2. EXPERIMENTO
Materiais:
Béquer, Proveta, pipeta, tubo de ensaio, lixa e piscete com água destilada.
Procedimento Experimental:
1ª Parte
1 - Em um béquer de 100 mL colocar 10 mL de água destilada e 2 ou 3gotas de fenolftaleína;
2 - Tomar um pedaço de 1 a 2 cm de fita de magnésio e lixar. Colocar a fita de magnésio limpa no béquer preparado no item 1.

2ª Parte
1 - Em um béquer de 100 mL colocar 10 mL de água destilada e 2 ou 3 gotas de fenolftaleína;
2 - Tomar um pedaço bem pequeno (tamanho de uma cabeça de fósforo) de sódio metálico;
3 - Colocar o sódio metálico no béquer preparado no item 1.3ª Parte
1 - Colocar num tubo de ensaio cerca de 2 mL de solução aquosa de iodeto;
2 - Adicionar ao tubo preparado no item 1, 3 gotas de água de cloro.
4ª Parte
1 - Colocar 1 mL de uma solução 1 % de ácido ascórbico (vitamina C) num
tubo de ensaio;
2 - Adicionar cerca de 2 mL de solução etanóica de iodo ao tubo do item 1;
3 - Adicionar, uma a uma, 3 gotas de água de cloro a esta solução.3. RESULTADOS
Experimento 1:
Através do uso de uma lixa, realizamos a retirada de oxido da fita de Magnésio e em um béquer contendo água destilada e fenolftaleína a adicionamos e foi observado que ao redor da fita a solução tornou-se rosa e ocorreu também uma pequena liberação de gás.
A reação da fita com a água é demorada e a cor rosa, indica que a substância gerada é básica, neste caso,o Mg(OH)2, e a liberação de H+, na forma gasosa.
A Energia de sublimação do magnésio metálico, que é sólido à temperatura ambiente é a seguinte:
Mg (s) → Mg (g) (ΔH SUB= + 148 kJ/mol).
Experimento 2:
Realizada pela professora devido ao risco de acidente, este experimento consta de uma reação muito parecida com a anterior. Onde ao adicionar um pequeno pedaço de sódio metálico em um béquer...
tracking img