Relatorio de propriedades oxidantes e redutoras

Resumo: As propriedades oxidantes e redutoras das moléculas são vistas a todo o momento em nossa vida e desempenha um papel importante para as pessoas. A respiração, a fotossíntese, o apodrecimentodas frutas e a ferrugem são as mais comuns. O processo químico de oxidação consiste na perda de elétrons de uma substância e o ganho em outra substância é denominado redução. Os processos ocorremsimultaneamente e possui um universo abrangente.
Palavras-chave: oxidação, redução, processos.
1. INTRODUÇÃO
O termo força redutora refere-se à tendência que um elemento possui em sofreroxidação, cedendo elétrons, provocando a redução em outra espécie química. Força oxidante é a tendência que um elemento possui em sofrer redução, recebendo desta maneira, elétrons e provocando a oxidação emoutro elemento químico.
Essas transformações envolvem a transferência de elétrons, e ocorrem simultaneamente. Os metais possuem característica em ceder elétrons, caracterizando-os em sua maioria, comoagentes de força redutora, eles possuem boa condutividade elétrica e de calor, geralmente representada por uma coloração prateada ou amarela, além de possuírem um elevado ponto de fusão e de ebuliçãoe elevada dureza.

Fig.(1) – Reação de Oxi-Redução

Cada átomo de metal exerce uma pequena força de atração nos elétrons mais externos, camada de valência, possibilitando-os de fluírem livremente,possibilitando a formação de íons positivos ou (cátions) e a formação das ligações iônicas com não metais. Os ametais possuem energia de ionização e afinidades eletrônicas elevadas. Ao receberemelétrons, caracteriza-se, em sua maioria, como de força oxidante.
A oxidação pode ocorrer de três maneiras: quando se adiciona oxigênio a substância, quando a substância perde hidrogênio ou quando perdeelétrons. Enquanto a redução é oposta a este processo, se caracterizando de três maneiras: quando a substância perde oxigênio, quando ganha hidrogênio ou quando ganha elétrons.
Este experimento...
tracking img