Relatorio de pesquisa e pratica profissional-a aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Planejamento: organização e conhecimento da realidade
Este trabalho tem por objetivo analisar se o plano de aula é realmente importante na organização do trabalho pedagógico do professor. Analisar diferentes materiais e recursos para a utilização didática.
Objetiva ainda debater como foram tratados os conteúdos (Utilizei as mesmas técnicas de ensino? Quantasvezes? Por que estabilizei nestas? Inovei? O que me levou a tais escolhas?).
O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. A escola, os professores e os alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais. A ação de planejar é uma atividade consciente de previsão dasações docentes, fundamentadas em opções político-pedagógicas, e tendo como referencial permanente situações didáticas concretas.
Os dados relativos a este trabalho irão compor a seguinte estrutura: Introdução; Desenvolvimento; Apresentação de dados coletados; Plano de aula; Considerações finais, Referências e Atividades de Aprendizagem (Livro de história).
Outro aspecto abordadoneste artigo relaciona-se com as principais etapas para elaboração do plano de aula.


2. DESENVOLVIMENTO
Plano de aula, momento de ensaio
É a ferramenta que direciona o educador a desenvolver sua aula, buscando alcançar na sua prática diária vivenciar a realidade do corpo discente proporcionando-o através do lúdico asatividades propostas.
O planejamento é o momento em que o professor para pra refletir a sua pratica pedagógica e analisar o desenvolvimento diário do corpo discente, buscando aprimorar suas ações e proporcionar ao aluno uma forma de aprendizagem clara e eficaz.
É através deste que haverá uma reflexão: O que vou fazer? Para que vou fazer? Que resultado eu quero? Como vou fazer?2.1. APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS
Plano de aula, um norteador da ação pedagógica
A pesquisa foi realizada numa instituição pública, tendo como objetivos: levantamento dos dados referentes ao planejamento escolar, plano de aula, o ponto de vista do educador a tais situações como: plano de aula e a função do mesmo. Conhecer o quantitativo de alunos e professores, a forma de divisão dasturmas, os níveis de formação dos educadores e os níveis sociais dos educandos, o tempo de funcionamento da instituição e os períodos que a mesma atende a comunidade escolar e desenvolver uma análise lógica do plano de aula da idealização a realização do conteúdo a ser trabalhado em sala de aula.

CARACTERÍSTICA DA ESCOLA

A escola pesquisada funciona desde 1996, sendo de naturezapública. Atende alunos de baixa renda dispondo de níveis de ensino do 1º ao 8º ano em dois turnos manhã e tarde. Tendo o quantitativo de 180 alunos ao todo, sendo distribuídos da seguinte forma:
16 alunos no 1º ano
15 alunos no 2º ano
16 alunos no 3º ano
16 alunos no 4º ano
11 alunos no 5º ano
20 alunos no 6º ano
17 alunos no 7º ano
14 alunos no 8º ano
25 alunos no EJAA escola dispõe de 11 educadores sendo 10 deles com ensino superior e 1 magistériado.

ENTREVISTA AO PEDAGOGO E OU DIRETOR
O coordenador entrevistado diz que o plano de ensino é definido a partir da reflexão das ações educativas realizadas por cada docente, para que assim possamos ter um diagnóstico inicial para desenvolver a prática formativa. Portanto o planejamento de ensino doponto de vista educacional é um ato político pedagógico, porque revela intenções e a intencionalidade, expõe o que se deseja realizar e o que se pretende atingir.
Quanto aos elementos básicos de um planejamento de ensino, define como: 1- Objetivos, 2- Conteúdo, 3- Estratégias didáticas, 4- Processo avaliativo, 5- Bibliografia.
Em sua perspectiva relata que planejar e...
tracking img