Relatorio de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| |
|PLANO DE NEGÓCIOS – CENTRAL DO JAZZ |






















Resumo


Elaboração de um business plan para o desenvolvimento de umPortal especializado em jazz que unificará todas as informações existentes sobre jazz em um único ambiente virtual, trazendo a oportunidade de nossos usuários terem todo e qualquer tipo de informação sobre o assunto e despertar cada vez mais o interesse sobre o estilo musical. Ou seja, possibilitando ao usuário uma experiência end to end (ponta a ponta).

Através da análise ambiental e projeçõesfinanceiras detectamos a oportunidade da criação deste portal uma vez que se trata de uma prestação de serviços ainda não existente no mercado e de um gênero clássico que não se torna obsoleto, gerando retorno efetivo aos acionistas.

Com o desenho da estratégia concluímos a viabilidade do negócio uma vez que todos os recursos necessários para a criação deste portal estão disponíveis no mercadocom fácil acesso, baixo custo e qualificados.


Palavras-chave: jazz, internet, shows, cd’s, dvd’s, donwloads



1. SUMÁRIO EXECUTIVO

Estilo musical requintado e fruto de criações que ultrapassam todas as barreiras em sonoridade, o Jazz possui um público fortemente inexplorado no Brasil.

Frente a este cenário, as possibilidades de se fornecer informações, vendas especializadas epublicidade para o gênero tornam-se muito amplas. E a oportunidade da criação de um portal especializado e dirigido a este público torna-se real, possibilitando retornos efetivos.

O grande objetivo é “plugar” os usuários ao mundo do jazz e fornecer a eles todos os instrumentos possíveis para que o sonho da participação ativa neste mundo musical seja possível.


2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICAApresentaremos neste capítulo os principais conceitos teóricos necessários para o desenvolvimento de um business plan – plano de negócios.

Iniciaremos com a Metodologia para concepção da estratégia do negócio e, finalizaremos com conceitos relacionados a viabilidade econômica.

2.1 Metodologia – Raciocínio Estratégico

Para elaborarmos um plano de negócio, devemos primeiramente fazer uma análiseAMBIENTAL do cenário (externo e interno), onde o negócio irá operar.

No ambiente externo, analisamos o contexto macro ambiente e o ambiente setorial. No ambiente interno, analisamos os recursos dos players do mercado, fazemos uma análise SWOT e definimos os fatores estratégicos críticos.

Negócios atingem sucessos ou fracassos não somente através de decisões estratégicas e táticas pertinentes aonegócio. Forças exteriores e fora do controle do gestor também têm forte influência no rumo do negócio, e cabe ao gestor monitorá-las, medir o impacto sobre o negócio, planejar de acordo com o que levantou e tomar as atitudes necessárias.

Nos estudos para a implementação de um novo negócio, a análise do macro-ambiente nos âmbitos político-legal, econômico, social e tecnológico serve como ummapeamento do ambiente em que o negócio vai operar, fornecendo informações importantes sobre oportunidades e ameaças que determinado cenário oferece.

No ambiente setorial, fazemos um panorama geral do setor, definimos os agentes do mercado e analisamos as forças de Porter.

De acordo com Porter (2004, p. 3), criador do modelo das Cinco Forças de Porter, para análise da competição entre empresasque considera cinco fatores, ou “forças competitivas”, que devem ser estudadas dentro dos Ambientes Externos e Internos, para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente.
[pic]
Figura 1 – Forças de Porter

Além das Cinco Forças de Porter, também são apontadas mais duas Forças. As Políticas Públicas e Interações. Segundo o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e...
tracking img