relatorio de FPTA

2020 palavras 9 páginas
Milho de pipoca
O milho-pipoca pertence à espécie botânica Zea mays L., e apresenta sementes duras e pequenas nas quais, quando aquecidas a 170ºC aproximadamente, o óleo e a umidade exercem pressão sobre o pericarpo, até que ele se rompa, formando a pipoca. O milho-pipoca varia quanto ao formato (redondo, chato, pontiagudo) e a coloração (rosa, creme, vermelha, roxa, preta, azul etc.), sendo as cores branca e amarela as mais comuns (Zinsly & Machado, 1978).

A principal característica, que diferencia o milho-pipoca de todos os outros tipos de milho, é a capacidade que seus grãos têm de estourar quando submetidos ao calor. Esta característica é denominada capacidade de expansão. Sabe-se que também grãos de milho comum do tipo duro podem estourar, embora de maneira muito reduzida. Porém, somente o milho-pipoca oferece, após “estourado”, características que o tornam muito apreciado em razão de sua maciez e sabor (ZINSLY e MACHADO, 1987;ZIEGLER e ASHMA, 1994).

Os danos mecânicos causados por ação de agentes físicos em sementes de milho são apontados como sendo uma das causas principais da redução de sua qualidade. De acordo com CARVALHO e NAKAGAWA (2000), a injúria mecânica, juntamente com a mistura varietal, é mencionada como sendo os mais sérios problemas na produção de sementes. É consequência,na maioria das vezes, da mecanização das atividades agrícolas, tornando-se, então, problema quase inevitável.

Sementes de milho podem suportar o armazenamento por longos períodos de tempo, sem perdas significativas de qualidade, bastando, para isso, que medidas de prevenção sejam adotadas desde a pré-colheita. No armazenamento, elas estão sujeitas à deterioração em virtude das interações entre os aspectos físicos, químicos e biológicos, representados principalmente pela temperatura, umidade, disponibilidade de oxigênio, microrganismos,insetos, roedores e pássaros (SANTOS e MANTOVANI, 1997).

O objetivo básico do armazenamento é manter o nível de qualidade das

Relacionados

  • Radicalismo de esquerda e anticomunismo radical
    164804 palavras | 660 páginas