Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE UBERABA – UNIUBE

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA


WASHINGTON LUIZ HOLANDA LOPES
RA : 1059014
Turma-05 Brasil
Bel Ford Roxo-RJ

Rio de JaneiroNovembro de 2012





Washington Luiz Holanda Lopes
RA: 1059014

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
5ª Etapa

Relatório de Estágio Supervisionado , Universidade de Uberaba – Uniube, apresentado para aconclusão do Curso de Licenciatura em História no período de 25.05.2012 a 20.11.2012, com o objetivo de compreender as técnicas aplicadas no ensino da disciplina de História nas diferentes situações do cotidiano da sala de aula, sob a orientação da Professora Fátima Ferreira Quintela da Silva.


Sumário
Introdução04
1. Aspectos Físicos 05
1.1. Identificação 05
1.2. Estrutura de Funcionamento 05
1.3. A Estrutura Física 06

2. Caracterização da Turma 07
2.1. Planejamento 07

3. Atuação Pedagógica do Docente 08
3.1. Atuação Pedagógica do Discente 09
4. Considerações Finais.................................................................10
6. ReferênciasBibliográficas.........................................................11


INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado do Curso de História (Licenciatura) da UNIUBE (Universidade de Uberaba) foi realizado no Centro Educacional Líbano Brasileiro Escola de Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos sendo realizado no período de 25 / 05 / 2012 a 20 / 11/2012 com base nas orientações da professora Fátima Ferreira Quintela da Silva.
O objetivo geral do trabalho é compreender o ensino e a aprendizagem da disciplina História no espaço da sala de aula, nos vários níveis de conhecimentos e nas diversidades da turma. O relatório tem como objetivos específicos compreender o processo de elaboração, registro e realização de aulas, planos e planejamentos;perceber a questão dos relacionamentos da escola com os seguimentos envolvidos no ensino e aprendizagem e entender o trabalho e função do profissional da educação no âmbito da Entidade Escolar.
Constatei na minha observação, uma série de fatores que muitas vezes podem levar o aluno a se dispersar do conteúdo explanado, assim como, fazê-lo entender a história de forma estática e irreflexiva, umadas causas que muito atentei, foi à questão didático-curricular, onde, autores de livros didáticos aleatoriamente deixam de seguir uma sequencia essencial para a compreensão do contexto que poderia estar inserido na base de conhecimentos do aluno. No decorrer das observações percebi também que o professor está mesmo focado a atender as exigências dos sistemas de educação e cumprimento de normasregras e leis da educação no que diz respeito a currículo, a o que posso atribuir também parte do insucesso do ensino e da aprendizagem da História na maioria das escolas que conheço.
O Relatório de Estagio Supervisionado traz em sua essência as informações de práticas metodológicas de sala de aula, com visão e foco para o comportamento e reação do aluno em relação ao ensino, a aprendizagem e orelacionamento do aluno x aluno, aluno x professor, aluno x pais, e aluno x gestão escolar. Mostra em todos os aspectos a cara da Instituição em suas estruturas físicas e organizacionais, onde pude observar na íntegra, a funcionalidade da escola.

1. ASPECTOS FÍSICOS

1.1. Identificação

O Estágio Supervisionado foi realizado no Centro Educacional Monte Líbano, localizado na Avenida Joaquim...
tracking img