Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAMEC – FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI
CURSO DE PSICOLOGIA













RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO l






















CAMAÇARI
2012.1

FAMEC – FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI
BACHARELADO EM PSICOLOGIA












RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO l


Projeto de Estágio apresentado ao Curso dePsicologia da Faculdade Metropolitana de Camaçari, como requisito parcial para obtenção do Título de Psicólogo.



Orientador(a):Prof.ª Ms. Ligia Nascimento Conceição







CAMAÇARI
2012.1



























“A vida não é um corredor reto e tranquilo que nós percorremos livres e sem empecilhos, mas um labirinto de passagens, pelas quais nós devemosprocurar nosso caminho, perdidos e confusos, de vez em quando presos em um beco sem saída, porém, se tivermos fé, uma porta sempre será aberta para nós, não talvez aquela sobre qual nós mesmo nunca pensamos, mas aquela que definitivamente se revelará boa para nós”.
A.J. Cronim

SUMÁRIO
1.Introdução
2. Fundamentação Teórica
3. Descrição da Instituição
4. Atividades Desenvolvidas
5. Considerações Finais
6. Caracterização do Projeto
7. Referências Bibliográficas












INTRODUÇÃO
Para BocK (2008) adolescência é uma fase em que há o desprendimento da infância e a entrada progressiva no mundo e no papel adulto, é nesse contexto conturbado que os jovensprecisam assumir uma postura diante da sociedade, tendo que optar por uma carreira profissional a ser seguida.
A escolha da profissão não é um hábito constante na vida dos adolescentes, que torna, mas difícil á escolha é processo complexo que envolve diversos fatores favoráveis entre eles os sociais e os emocionais (Camargo 2006).
É nesse contexto que entra a orientação profissional, pois estemesmo jovem já traz uma influência familiar a cerca da pretendida profissão, porém pouca informação da mesma.
Os conflitos gerados nas influências parentais diante da escolha profissional ficam amenizados diante da orientação profissional, é importante salientar que esta orientação seja feita por um profissional com competências que possam elaborar um perfil de personalidade junto com aplicações deteste para que em conjunto oriente o jovem na escolha profissional.
O estágio de observação foi realizado no projeto de orientação profissional cujo objetivo é orientar a escolha profissional dos estudantes que estão cursando o 3º ano do ensino médio das escolas públicas e privadas do município de Camaçari.
No período do estágio podem-se observar a prática do psicólogo em diversos contextos daorientação profissional a partir da apresentação do projeto aos estagiários até a construção final do relatório a ser entregue a coordenação do curso de Psicologia.
Este relatório é composto pela fundamentação teórica referente á orientação profissional oferecido dentro do projeto de extensão da Famec, em seguida vem a caracterização do projeto, atividades desenvolvidas e por fim as consideraçõesfinais além das referências bibliográficas.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para Sparta (2003) o processo de orientação profissional no Brasil foi marcado a partir de 1924 com a criação do serviço de seleção e orientação profissional para alunos do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.
A principio osprimeiros centros de orientação profissional foram destinado a seleção de pessoal junto ao desenvolvimento industrial nas décadas de 1920.

Segundo Levenfus e Soares (2002) a orientação profissional deve informar e orientar a respeito das profissões assim como mostrar o mercado de trabalho, com aplicações de técnicas de aprendizagem e dinâmicas grupais.
Para Noronha e Ambiel (2006) a orientação...
tracking img