Relatorio de ciencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE AULA
AULA PRÁTICA: Como separar os componentes de uma mistura.
Objetivos
Entender as diferenças entre substância e mistura;
Detalhar o conceito de mistura, seja ela homogênea ouheterogênea;
Compreender como estas misturas podem ser separadas.

Conteúdos
Substâncias puras, simples ou compostas;
Misturas homogeneas e heterogêneas;
Reações químicas que podem ocorrer entremisturas.

Tempo Estimado
Três aulas

Introdução
O sal usado nos alimentos pode ser obtido da água do mar. Muitas impurezas presentes na água que abastece uma cidada são removidas nasestações de tratamento de água. Perfumes de vários tipos são obtidos de folhas e flores. E, quando descobrem uma planta que parece ter a capacidade de curar uma doença, os cientistas procuram separar dela asubstância que pode curar.
Todos esses exemplos requerem técnicas para separaros componentes de uma mistura. Às vezes a separação é fácil, principalmente em misturas homogeneas, em que os componentes são visiveis a olho nu. Nas misturas homogêneas o processo de separação émais difícil. Vamos conhecer na prática alguns exemplos.
Contamine os alunos com essa ideia e bom trabalho!

Desenvolvimento

1ª e 2ª aula - Separando as misturas
Peneiração
Na peneiraçãosepara-se grãos menores dos maiores com o auxílio de uma peneira. Os grãos maiores ficam retidos na peneira e os menores passam pela malha. Ex.: grãos de feijão e farinha. Ex: areia grossa e areia fina.Materiais: mini peneira, feijão, farinha e areia.
Catação
A catação é um tipo de separação manual de sistemas do tipo "sólido-sólido". As substâncias são separadas manualmente e pode utilizar umapinça, colher, ou outro objeto auxiliador para a separação. Este processo é utilizado por exemplo na separação de grãos bons de feijão dos carunchos e pedrinhas. Também é utilizada na separação dos...
tracking img