Relatorio de campo eletrico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE UBERABA



GABRIELLE DE PALVAS ANDRADE
















CAMPO ELÉTRICO



















UBERABA – MG
2012
UNIVERSIDADE DE UBERABA



GABRIELLE DE PALVAS ANDRADE
















CAMPO ELÉTRICO



Trabalho apresentado á Universidade de Uberaba, como parte das exigências para aconclusão de Física II, do quarto período de Engenharia Química, no segundo semestre de 2012.




Orientador: Barbosa.













UBERABA – MG
2012
OBJETIVO


Analisar o campo elétrico a partir do gerador de wandeer walls, utilizando materiais que fiquem eletrizados.INTRODUÇÃO


O curso de Laboratório Básico I será tratado com os assuntos pertinentes à eletricidade, como base a eletrostática e eletrodinâmica tendo a supervisão do professor nos procedimentos pertinentes a cada experimento.

Seguindo um roteiro de aulas experimentais será possível compreender melhor fenômenos que em sua maioria não são perceptíveis a olho nu. Paratal é necessário seguir com rigor as etapas de cada experimento. Se necessário, o uso de algum software poderá auxiliar em alguma etapa para melhor entendimento das conclusões que se obtêm por meios dos experimentos.

Ao final do curso, um experimento – que deve ser feito com o menor custo possível - elaborado por cada grupo dará ênfase a um dos assuntos tratados em laboratório.

Experimentoslúdicos com o Gerador de Van der Graaff

Há materiais onde os elétrons não se movem facilmente. Esses materiais são chamados de isolantes, mas há outros materiais que permitem que essas cargas se movam facilmente, como acontecem nos metais, esses materiais são chamados de condutores. Ao serem produzidas, as cargas permanecem na superfície do material isolante, até que sejam retiradas por umcorpo condutor. Este fato é aproveitado para a construção dos geradores eletrostáticos do tipo Van der Graaff; tendo aparecido em 1930, destinam-se a produzir voltagens muito elevadas para serem usadas em experiências de física.

O princípio de funcionamento desse equipamento é da seguinte forma: um motor faz rodar uma esteira de borracha (isolante) que é friccionada em um conjunto de pontasmetálicas que fornecem cargas à correia e estas são levadas para a parte interna da cúpula metálica que está num potencial negativo muito alto comparado com o potencial do solo através de novas descargas elétricas que ocorrem em novas pontas metálicas que estão no interior da cúpula. Estas cargas são conduzidas para a superfície externa da cúpula. Como as cargas são transportadas continuamente pelacorreia, elas vão se acumulando na esfera.

O esquema de funcionamento do gerador está mostrado conforme a figura:

[pic]






























PROCEDIMENTO



MATERIAIS:
Gerador de wandeer walls
Esfera auxiliar
Caixa de fósforo
Fita adesiva
Tesoura
Vela
Torniquete
Papel alumínio
Lâmpada fuorescente


PROCEDIMENTO:

1. ligou-se o geradorde wander walls e observou-se que ao se aproximar a espera auxiliar.
2. com o gerador ligado, aproximando a lâmpada fluorescente observa-se que.
3. utilizou-se a tesoura para cortar finas fatias de papel alumínio, e com as fitas colou-se ao redor do globo do gerador observando que.
4. com o gerador ligado e com o auxilio da caixa de fósforos ascendeu-se uma vela, e ao aproximar-se doglobo observamos que.
5. instalando o torniquete no topo do globo, observa-se que.























RESULTADOS E DISCUSSÕES


1) Ao se aproximar a esfera auxiliar do globo do gerador de wandeer walls, é criado um campo elétrico que descarrega o excesso de elétrons para esfera neutralizando ambos.

2) Ao realizar esse experimento, utilizamos o gerador...
tracking img